TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de ciências

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

AULA-TEMA: A ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento cientifico na escola.

   Nunca deve se menosprezar a importância da Ciência no Ensino Fundamental, mas infelizmente a mesma tem sido negligenciada e colocada na grade de forma superficial quando não é esquecida.

    Através da educação em Ciências o professor tem a oportunidade de estimular a curiosidade de seus alunos, despertando neles uma inquietação do desconhecido buscando explicações e desenvolvendo posturas críticas e adquirindo ferramentas para realizar julgamentos e buscar soluções.

    O professor em sala de aula deve tomar certos cuidados ao transmitir o conhecimento da disciplina mesmo sendo voltadas para os alunos do 1º ao 5º Ano Fundamental as explicações devem ser claras e objetivas, nunca alteradas ou minimizadas, as dúvidas devem ser esclarecidas e mesmo que os alunos ainda não dominem totalmente a leitura o professor poderá usar momentos para estimular o ato de ler.

     Não é necessário que o professor seja graduado em Ciências, mais estando em sala e tendo a necessidade de dar aulas dessa disciplina o mesmo deve buscar conhecimentos para compartilhar com seus alunos de uma forma atrativa que os envolvem, sempre valorizando o ato da pesquisa e estimulando a ampliação de seus saberes.

     Se imaginarmos que o professor leve para sua sala de aula uma situação-problema de um assunto distinto, mais que o mesmo venha sido abordado pela mídia ou é algo decorrente na comunidade em que vivem seus alunos, algo instigante propondo a criação de grupos para que todos participem de cada etapa, criando dúvidas e através de um trabalho bem elaborado e organizado documentando cada etapa em textos e desenhos, e podendo sim levar esse projeto de pesquisa além de suas expectativas.

     

ETAPA 2

AULA- TEMA: Aulas práticas e a possibilidade de enculturação cientifica  

TEMA : Cromatografia em papel

OBETIVOS:

Conhecer o processo de cromatografia e observar a decomposição das cores da caneta hidrografica

Realizar a separação dos pegmentos que compõem uma determinada cor

Identificar e nomear as cores

MATERIAS NECESSÁRIO

  • Canetinhas hidrográficas
  • Papel filtro
  • Alcool
  • Recipiente de vidro
  • Llivros para suporte
  • Régua
  • Fita crepe
  • Tesoura

PROCEDIMENTO DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO:

   Cortar o papel filtro em tiras do mesmo tamanho e em uma das pontas fazer uma pequena bolinha com as canetinhas hidrográficas, colar na outra ponta a canetinha da  cor correspondente a pintura e fixar todas as tiras com as canetinhas na régua e apoi-la com os livros de modo que o recipiente com alcool fique a baixo das tiras para que  somente a ponta do filtro entre em contato com o alcool.

RESULTADO:

   Com essa experiencia observamos que quando o papel  já pintado entra em contato com o alcool, e de acordo com o aumento do nível do mesmo começa haver uma distorção na figura original, pode-se perceber que cada cor da canetinha utilizada sofre uma reação quimica diferente, isso acarreta uma expansão vertical e horizontal mediante ao nível do alcool. Algumas cores em sua fabricaçao foram utilizados varias pigmentações para alcançar uma única tonalidade de cor, mais a cores que são originadas de somente uma  pigmentaçao.

   A pigmentação mais utilizada na fabricação  de uma cor  tende a prevalecer  pois sua densidade é maior devido ao seu volume, porém as pigmentações com menor volume são as  que sofrem maior alteção no papel em contato com o alcool.  

  CONCLUSAO:

   Cromatografia é uma técnica de separação de substancia em solução diante do precesso de absorção seletivas. Se trata de uma  uma experiencia de facil acesso e  rapida para ser desenvolvida em sala , pois os alunos poderão identificar as decomposições das pigmentações na fabricação das cores.  

   É de grande importancia o professor trazer aulas praticas para seus alunos de modo que eles entendam como determinado produto foram feito ate que estivesse em suas maõs. Garantindo o intesse dos alunos nas aulas teremos resultados significativos e uma certeza de aprendizado com qualidade.  

         

         

                         RELATÓRIO DE CROMATOGRAFIA EM PAPEL

    A cromatografia é uma técnica física química de separação de misturas, baseada no diferencial de migração das substâncias sobre uma fase fixa, chamada de fase estacionária. A importância desse experimento para os alunos e mostrar como se obtém o colorido das tintas, que geralmente vem de pigmentos colhidos de terras raras e que esses pigmentos são dissolvidos em solventes próprios para obter a cor das canetinhas. Mas tais tintas de modo geral são insolúveis em água, mas solúvel em álcool, como é feito nessa experiência.

    Através dessa experiência os alunos poderão observar que haverá uma distorção na figura original da cor no papel e com isso ver a pigmentação que cada cor de canetinha tem ao entrar em contado com o álcool e assim identificar a sua cor de origem. Essa experiência fara com que eles tenham um contado mais direto com a ciência e tudo o que ela tem a oferecer a eles em sala de aula.

TEMA: Experiência “Extrair o DNA de uma Banana”?

TURMA: 5º ano do ensino fundamental.

OBJETIVOS:

Extrair o DNA das células uma banana e observar que o mesmo pode ser visto a olho nu

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • 100 ml de Água
  • 1 Banana
  • 1 colher
  • 1 garfo
  • 2 copos (vidro transparente)
  • 100 ml de Álcool etílico (gelado)
  • 5 ml de Detergente
  • Peneira ou Filtro de Café
  • Sal
  • Prato raso

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTO:

1º Passo

Amassar a banana com o garfo em um prato raso

2º Passo

Colocar a banana amassada dentro do copo junto com o sal detergente e a agua, mexer bem a mistura.

3º Passo

Coar a mistura, para separar o liquido do bagaço. Pois iremos utilizar só o liquido da solução.

4º Passo

Colocar a mistura coada em outro copo, e com cuidado acrescentar o álcool gelado deixando cair no canto do copo.

5º Passo

Deixar a mistura descansar por 5 minutos.

RESULTADO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com