TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps proj mult 2

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

Segundo nossas pesquisas, aprendemos que as organizações escolares da escola compõem um conjunto de pessoas (heterogêneas – professores, alunos, funcionários); finalidades – pretendem atingir objetivos específicos e diferentes organizações tem objetivos diferentes; 9finalidade comum) ocupam os elementos que as compõem, ocupam os filhos enquanto os pais trabalham, educar, transmitir conhecimentos, diferenciação de funções – estão estruturadas internamente de modo a que seus elementos tenham tarefas diferentes.

O grupo visitou a escola Vergelino Mateus de Oliveira, onde verificamos que a diretora atual não toma decisões sozinha, existe um grupo de pais da escola que ajuda nas decisões a serem tomadas, para que sejam as melhores possíveis para a utilização do fundo recebido, esse grupo é conhecido como “APM”, esse grupo é constituído por diversos representantes, dos mais diversos segmentos da comunidade escolar, ou seja, pais, alunos, professores, e demais servidores, destinados a participar das decisões da escola , que se reúne para sugerir medidas, propor soluções ou tomar decisões. É um órgão coletivo de decisão e análise dos problemas da escola. O colegiado escolar é um instrumento de democratização das decisões, que dá lugar à vivência democrática de idéias, de necessidades comuns, de alternativas (vista por várias óticas) discutidas e partilhadas coletivamente.

Segundo nossas pesquisas, a instituição escolhida necessita de uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no requerimento escolar ou em legislação específica municipal. A organização auxiliar da escola tem como estrutura: secretaria; setor tec. Administrativo; serviço de zeladoria; limpeza; vigilância; multimeios; conselhos da escola; direção; assist. de direção; ou coordenador; professor, pais e comunidade.

Fizemos algumas perguntas à direção da escola sobre esse assunto, veja à seguir:

Perguntamos o que significa exatamente ter um grupo de auxílio na escola? E a resposta foi que, quando se tem a ajuda de pais e professores no processo de tomar decisões no que diz respeito à escola, se tem uma visão melhor, mais ampliada sobre a vida escolar do aluno, pois estende a escola até o seu lar, ficando bem mais fácil de entender as necessidades do aluno e professor.

Quem são os parceiros da educação? Nossos parceiros, além do Estado e Município, é claro, são todos aqueles que de alguma forma demonstram interesse em nos ajudar, como por exemplo, empresários, empresas, fundações e institutos, tudo voltado à educação.

Em que esses grupos contribuem para a sociedade? Em geral eles ajudam a transformar a qualidade dos ensinos das escolas públicas, e isso acarreta em mudanças no futuro da nação, pois isso é essencial para desenvolver o país e criar uma sociedade mais justa, de uma boa escola saem profissionais preparados para um mercado de trabalho cada dia mais globalizado.

Etapa 4

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores da educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos (05) cinco primeiros anos do ensino fundamental, oferecida em nível médio na modalidade normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com