TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps projeto integrador

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

6º semestre

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA

Na história da educação infantil destaca–se a preocupação de adequar a criança à escola tal como ela é bastando adaptá-la ao seu futuro papel de aluno. É importante salientarmos que, no início de sua implantação, a educação pré-escolar era prerrogativa das elites.

Segundo Oliveira (2010), o Jardim da Infância foi à essência da educação pré-escolar, de forma que a partir da sua origem, outras tendências renovadoras surgiram nos Estados Unidos, na Itália, na Bélgica, entre outros.

Atualmente, a concepção de Educação Infantil é outra, devido às mudanças sociais e políticas ocorridas na sociedade no decorrer dos anos.

Como exemplo dessas mudanças, temos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1996), que determinam que as instituições escolares de educação infantil devam promover, além da educação formal, práticas de cuidado; premissas que estão em consonância com a visão presente na Lei de Diretrizes e Bases –LDB - de integrar os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais da criança, possibilitando seu desenvolvimento integral. Entre os fundamentos norteadores da educação infantil, essa resolução inclui a ludicidade e a criatividade.

Por meio do conceito de cultura lúdica como sendo o "conjunto de regras e significações próprias do jogo que o jogador adquire e domina no contexto do seu jogo", Rougère (2002, p. 23), menciona que o brincar não pode ser separado, isolado, das influências do mundo, pois não é uma atividade interna do indivíduo, mas é dotada de uma significação social. Isso acontece pelo fato de que a cultura lúdica não está separada da cultura em que a criança está inserida.

De acordo com Rougère (2002), para entender isso, basta prestar atenção às brincadeiras do nosso tempo e de tempos passados, e perceber as especificidades da cultura lúdica contemporânea. A multiplicação dos brinquedos eletrônicos e o surgimento dos videogames mudaram a experiência lúdica de muitas crianças.

Dentro da cultura da imobilização em que vivemos em uma sociedade dominada pelas novas tecnologias, perceber a importância do lúdico na infância torna-se essencial, principalmente em instituições de educação infantil.

A partir das premissas apresentadas, a escolha do tema para a pesquisa tornou-se relevante enquanto uma contribuição para estudos sobre o lúdico e o desenvolvimento da criança, tendo em vista sua direta relação com o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

O professor da educação infantil deve reconhecer a importância do lúdico enquanto recurso de aprendizagem e preparar-se para utilizá-lo na prática pedagógica.

Considerando os pressupostos apresentados, enfocando a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, este artigo discorrerá sobre a temática do lúdico na educação infantil como recurso de aprendizagem.

PROBLEMA

        Como as atividades lúdicas podem ser utilizadas enquanto recurso pedagógico para crianças na educação infantil?

OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Analisar a importância do lúdico para a aprendizagem escolar na educação infantil.

  1. Objetivo Específico

  • Caracterizar as dificuldades encontradas na utilização do lúdico como um recurso pedagógico,
  • Apresentar sugestões para a utilização do lúdico em sala de aula.

CRONOGRAMA

ATIVIDADES

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

  1. Observar orientações

  1. 2. Pesquisas Bibliográficas

x

  1. Pesquisa Documental

        x

  1. 4. Pesquisa de Campo

       x

  1. 5. Análise do material coletado

       x

  1. 6. Redação do Artigo

        x

  1. 7. Finalização do artigo

        x

       

  1. 8. Postagem do artigo

        x

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (83.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com