TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava de literatura

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

        O fenômeno literário é dividido em três etapas: a invenção, a palavra e o livro. Esses três juntos nos fazem compreender melhor o texto.  A invenção o autor nos traz a ideia, sentimento, emoção e experiências de vária naturezas é o abstrato aquilo que não é real a fantasia o lúdico. Com a palavra escrita/linguagem ele põe em pratica as ideias que havia pensado, ou seja, aquilo que se tornou concreto e o livro é o suporte físico onde será impressos todas as palavras, pensamentos e ideias criadas pelo autor.

        Com os três aspectos citados a cima o autor consegue passar para a criança um saber, um sentimento, um conselho de forma lúdica trazendo pra ela uma reflexão sobre a vida real sendo que de forma imaginaria como foi citado a história do patinho feio que diz que: "o importante não é ser bonito, mais o que ele possui dentro dele que é um coração puro", nessa historia também mostrou o preconceito dos seus irmãos em ver que ele não era igual "xotaram" ele, e isso acontece também na vida real, mas no fim da história ele se tornou um lindo cisne branco onde todos o elogiavam mais com o seu jeito tímido de ser não se envaideceu.

        E com todos os relatos citados acima podemos concluir que o autor utiliza desses três aspectos para tornar o texto mais rico de informações e passar  para a criança o saber da vida real de uma forma lúdica mais prazerosa onde a ela aprenderá tudo que foi lido de uma forma mais gostosa e pratica.  

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

        É de grande importância que o professor compreenda matéria literária pois a partir dai ele saberá escolher os livros, contos, fábulas, gibis, lendas, mitos e histórias modernas para poder trabalhar em sua sala e fazer uma aula onde os alunos participem e não vire só um monologo onde só o professor fale.

        Ressalta se também a importância que a partir de sua leitura e de sua forma criativa ou não de expor seus conhecimentos como leitor  que a criança  se tornará um  leitor quando adulto, pois essa fase que a criança se encontra é onde ela formará seu caráter  e se tornará um ser mais critico e aprenderá com os livros  de uma forma lúdica os saberes que ela levará para sua vida.

        E com isso podemos concluir que o professor precisa dominar essa matéria para que ele não passe para a criança uma aula só demonstrativa, ou seja, ler o livro por ler pra ser como um "tapa buraco" na aula, mais sim com o intuito de passar um saber construtivo para a criança e tornar  uma aula onde todos participem e interajam uns com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com