TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        AVALIAÇÃO ESCOLAR        

2        MEMORIAL PERÍODO ESCOLAR        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. AVALIAÇÃO ESCOLAR

Quando nos referimos a avaliação, a primeira coisa em mente, são as provas que são aplicadas na escola, como intuito de aprovação e reprovação. Essa atividade aqui apresentada tem por objetivo refletir sobre a avaliação nas disciplinas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A avaliação “é produto de uma escola que, entre outras coisas, separou-se da vida, da prática social, colocando, como centro da aprendizagem, a aprovação do professor e não a capacidade de intervir na prática social. (CHAVES; MAIMONE, 2010, p.29).

Historicamente, avaliação sempre causou medo aos alunos, pois sempre se utilizaram dela como uma medida de controlar os alunos, de se saber quem está ou não aprendendo.  “Chevallard (1996a) e Merle (1996) “as notas são, para o professor, um meio de controlar o trabalho e o comportamento de seus alunos”.” (PERRENOUD, 1999, p;33)

Muitos professores se utilizam da avaliação como uma maneira de fazer com que os alunos façam o que eles querem, sem se preocupar com a influência que esse estereótipo da avaliação se tornou ao longo da história da educação.

Segundo Perrenoud (1999, p.57), “avaliar é sempre mais que uma medida. É uma representação, construída por alguém, do valor escolar ou intelectual de outro indivíduo”. Como mencionado, muitos professores utilizam a avaliação para saberem se seus alunos estão aprendendo ou não.

A avaliação está além dessa concepção formada por muitos educadores de aprovação ou reprovação, ela é contínua.  Muitos pesquisadores já vem estudando sobre as possíveis formas de avaliar no espaço escolar.

De acordo com Luckesi (2011, p.13),

[...] a avalição é um ato de investigar a qualidade daquilo que constitui seu objeto de estudo e, por isso mesmo, retrata a sua qualidade. Desse modo, ela não soluciona nada, mas sim subsidia as decisões sobre atos pedagógicos e administrativos na perspectiva da eficiência dos resultados desejados.

A avaliação serve para se detectar as falhas não só na aprendizagem, mas serve como instrumento de análise das próprias práticas docentes. Não pode ser vista como simples medição de aprendizagem, mas a qualidade do ensino que é proposto, ou seja, se a avaliação não está trazendo bons resultados, a falha deve ser analisada, pois, o processo de avaliação não deve ser só na aprendizagem, mas também no ensino.

A avaliação é dialética, e precisa ser estruturada de modo planejado. Luckesi (2011, p.20) afirma que “[...] para que a avaliação seja possível e faça sentido, o primeiro passo é estabelecer e ter uma ação claramente planejada e em execução, sem o que é a avaliação não tem como dimensionar-se e ser praticada [...]”.

Luckesi vem nos afirmar que se não compreendermos o real sentido da avaliação, de nada adiante executá-las em nossas aulas, é preciso que se entenda a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Ela deve ser contínua, frequente. Perrenoud (1999, p.43) explica que:

Quando a avaliação é contínua, feita ao longo de todo o ano pelos professores, ela se dilui no fluxo do trabalho cotidiano em aula. Ela não escapa, portanto, o cálculo intuitivo dos custos e dos benefícios que está no princípio de qualquer investimento dos alunos na escola.

Quando nos limitamos a avaliar apenas conteúdos, deixamos escapar de nossas mãos a aprendizagem que vai além das disciplinas. Claro que temos que avaliar como estão os conhecimentos dos conteúdos dos nossos alunos, mas não podemos nos atentar a apenas isso. Como profissionais da educação, temos que estar atentos a esse processo contínuo e importante de avaliação escolar.


  1. MEMORIAL PERÍODO ESCOLAR

Não tenho boas recordações do meu período escolar, pois, naquela época, a avaliação era causadora de um medo incomparável, sem explicação. Quando alguma avaliação era marcada, o nervoso era inevitável, pois, ela servia para ou aprovar ou nos reprovar.

A lembrança que tenho durante todo o período escolar é sobre a forma como professores avaliavam, apenas os conteúdos eram exigidos, não se levava em conta comportamento, participação nas aulas, interações com os colegas.

Na primeira série era necessário que soubéssemos ler e escrever, separar sílabas, interpretação era apenas cópia, não se exigia pensar para responder, mas copiar as respostas dos texto. Realiza-se a avaliação bimestralmente, não me preocupava muito, pois, era bem fácil, operações matemática de adição e subtração, textos curtos com perguntas objetivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com