TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Por:   •  17/10/2015  •  Tese  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Páginas 49, 61 Referencial do Estado/2° ciclo.

Mundo urbano e rural/PCNS segundo ciclo

Ensino e aprendizagem de História no segundo ciclo.

No segundo ciclo permanecem as preocupações de ensino e aprendizagem, com valorização dos conhecimentos dos alunos e a preocupação de o professor interferir, com situações pedagógicas particulares para ampliar os conhecimentos históricos. Como no primeiro ciclo os questionamentos são realizados a partir do entorno do aluno, com o objetivo de levantar dados, coletar entrevistas, visitar locais públicos, incluindo os que mantêm acervos de informações como bibliotecas e museus. Valorizar cada procedimento no primeiro ciclo, com a preocupação do ensino e aprendizagem no segundo ciclo, envolve um trabalho mais especifico com leitura de outros conteúdos históricos. Nesse sentido cabe ao professor criar situações instigantes para que os alunos comparem informações contidas em diferentes fontes bibliográficas e documentais, expressem suas próprias compreensões e opiniões sobre os assuntos investigados; estudados.

Objetivos de História para o segundo ciclo

        Espera-se que ao final do segundo ciclo os alunos sejam capazes de: reconhecer algumas relações sociais, econômicas, politicas e culturais. Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais; valorizar ações coletivas que repercutem melhorias das condições de vida das localidades. Considerando o eixo temático História das organizações populacionais, a proposta é de que, no segundo ciclo, os alunos estudem: a procedência geográfica e cultural de suas famílias envolvidas; o território brasileiro e seus contextos históricos; migrações internas regionais e nacionais, hoje e no passado; grupos e as classes sociais que lutam e lutaram por causas ou direitos políticos, econômicos, culturais, ambientais; para avaliar esses domínios destacam-se os seguintes critérios: reconhecer algumas semelhanças que a sua localidade com outras coletividades de outros tempos, espaços e aspectos administrativos;

Orientações didáticas gerais

        Essa proposta baseia-se na ideia de que os conhecimentos históricos tornam-se significativos para os alunos, como o saber escolar e social; é importante que o professor retome algumas vezes a proposta de trabalho inicial, para que os alunos possam tomar decisões sobre novos procedimentos no decorrer da atividade. Com o estudo do meio, o estudante não depara com a composição dos conteúdos históricos em forma de enunciados já classificados a partir de conceituações. Ao contrario é uma atividade didática que permite que os alunos estabeleçam relações ativas e interpretativas, relacionadas diretamente com a produção de novos conhecimentos, envolvendo pesquisa com documentos localizados em contextos vivos e dinâmicos da realidade. Preparam-se com o todo cultural, o presente e o passado, o particular e o geral, a diversidade e generalizações, contradições e o que se pode estabelecer comum ou diferente. Ou seja, indícios das arquiteturas caracterizar o estilo de habitação da época; dos documentos observados; nos detalhes das obras de arte, conferir os conhecimentos que já dominam sobre o assunto; podem incorporar; aquilo que já sabem, a um conjunto novo de representações que incluem soluções diversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com