TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distância – AD2 - 2016.1

Por:   •  13/10/2016  •  Dissertação  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

UNIRIO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Disciplina: Movimentos Sociais e Educação.

Aluna: Sirlene Borges Souza.

.

Polo: Paracambi.

Avaliação a Distância – AD2 - 2016.1

1)

O texto “A verdadeira dívida externa”, atribuído ao Cacique Guaicaípuro Guatemoc, mostra, por meio de uma exposição de fatos históricos, o absurdo da cobrança de uma suposta dívida pelos europeus. Tal situação pode facilmente ser comparada ao atual momento social, político e econômico que o Brasil está vivendo.

Assim como os europeus, que saquearam as riquezas das Américas, os políticos brasileiros em posse de grande parte das riquezas do país, fizeram um tremendo mau uso, muita vezes, somente para beneficio próprio, além de casos recorrentes de desvios de recursos públicos.

A incapacidade gerencial atribuída, por Guatemoc, aos europeus é a mesma dos governos que trouxeram o Brasil a situação atual. Os recursos que os foram confiados não foram devolvidos em serviços de qualidade. E por muito tempo nem, ao menos, foram tão cobrados. No entanto, os movimentos sociais da atualidade estão cobrando melhorias com anos de atraso e com “juros” aquém dos cobrados pelo governo.

O governo, na contramão dos acontecimentos, atreve-se, numa situação de crise econômica como essa, a colocar a dívida de sua má gestão (para considerar a hipótese menos ofensiva) na conta do povo, por meio de ajustes fiscais que se limitam a tirar direitos de trabalhadores e cobrar mais impostos. Afinal, quem deve a quem? Quem deve pagar pela crise?

2)

Com a leitura e letramento vem o conhecimento e informações necessárias para tirar a pessoa, ou uma população, das trevas da ignorância. A ciência que é dada através da leitura e letramento nos permite interpretar e questionar as ações e acontecimentos, mesmo que ocorridos há centenas de anos, como no caso da narração do Cacique Guaicaípuro Guatemoc, e isso é, em suma, importantíssimo para formação de um cidadão crítico e reflexivo.

O texto escrito pelo Cacique precisou de uma base de conhecimento que vem com uma carga de leitura sobre o assunto, mesmo sendo índio, e de alguma forma ter feito parte dessa história, não poderia ter conhecimento de tantos fatos sem ajuda da leitura. Dessa forma foi possível obter conhecimento para formação de suas ideias de uma forma tão ampla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com