TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇAO DA SUPERRVISAO ESCOLAR E A DINAMICA NO COTIIADO ESCOLAR

Por:   •  3/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

                Ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora. Ai daqueles que em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelam a um passado de exploração e de rotina.

                  Paulo Freire O começo de tudo Com essas palavras de Paulo Freire, inicia-se o estudo sobre a história, o perfil e a atuação de um profissional da Educação bastante conhecido: o supervisor educacional chamado também de supervisor escolar, pedagogo de grande importância na história educacional de nosso País, e cuja atuação já teve várias nuances diferentes e muitas vezes foi cercada de polêmicas. Antes de se visitar o amanhã com suas propostas e possibilidades de atuação, é preciso olhar para o passado, para a história desse profissional. Não se pode falar do supervisor educacional sem retroceder no tempo e observar os processos de surgimento da supervisão educacional e de formação do pedagogo no Brasil. A partir de agora, serão vistos o nascimento desse profissional e as mudanças pelas quais ele passou ao longo da história.

               Na Antiguidade, a ação supervisora era percebida como a vigilância, praticada por nobres e sacerdotes, em relação à vida escolar. Na Grécia Antiga, a ação supervisora consistia no acompanhamento, realizado por especialistas, do funcionamento dos espaços escolares; já em Roma, havia os censores que, além de possuírem atribuições relativas ao recenseamento, fiscalizavam os espaços escolares. Na Idade Moderna, surgiu o inspetor de ensino, que avaliava as tarefas pedagógicas do professor.

           O inspetor técnico apareceu com a Revolução Francesa, e tinha como função promover o progresso educacional e vigiar a atividade do professor, visando a melhorar o desempenho do docente. Nesta breve introdução, pode-se perceber que a ideia de controle sempre esteve presente nas ações de supervisão.

           Etimologicamente, a palavra supervisão é composta pelo prefixo super ( sobre ) e pelo substantivo visão ( ação de ver ); assim, o significado da palavra é olhar de cima, no sentido de controlar a ação do outro. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho. Especialista em Supervisão Educacional pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC). Graduada em Psicologia e Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com