TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PEDIDO LIMINAR

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

ANA CARLA C DA SILVA CRUZ

EDMARA FERREIRA

FERNANDA SANTANA DE JESUS

GEIZE ADRIANA PAZIM

GISLENE PAZIM

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA DE EXTENSÃO EM PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO - 5º SEMESTRE

ESCOLA MUNICIPAL ATALAIA

 

 

 

Colíder-MT

Janeiro de 2017

ANA CARLA C DA SILVA CRUZ

EDMARA FERREIRA

FERNANDA SANTANA DE JESUS

GEIZE ADRIANA PAZIM

GISLENE PAZIM

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA DE EXTENSÃO EM PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO - 5º SEMESTRE

ESCOLA MUNICIPAL ATALAIA

Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia – modalidade a distância da Universidade do Estado de Mato Grosso, Polo de Colider, referente às Atividades de Pesquisa de Extensão em Princípios e Métodos de Alfabetização do 5º semestre-2016/2, em cumprimento às Práticas como Componentes Curriculares, conforme estabelece a Resolução CNE/CP nº 1, 18/02/2002.

Orientadora: Prof.ª Adriane Cristine Silva

Colíder-MT

Janeiro de 2017

INTRODUÇÃO

O presente relatório envolve as disciplinas de Princípios e Métodos de Alfabetização da Alfabetização I, juntamente com a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.  Com a finalidade compreender aspectos relacionados ao processo de alfabetização do aluno, assim como suas atividades no cotidiano de sala de aula.

 O trabalho será na forma de relatório descritivo destacando os pontos mais importantes desse processo de alfabetização. Por meio de análise de atividades realizadas no cotidiano em sala de aula através das atividades de: Leitura, Produção de texto escrito, oralidade da criança.

A pesquisa foi ministrada na Escola Municipal Atalaia, no período de Dezembro de 2016. Teve como foco principal, a observação da prática pedagógica na perspectiva da alfabetização.

DESENVOLVIMENTO

A metodologia utilizada foi de observação, realizada na Escola Municipal Atalaia situada na Avenida do Colonizador Orlando Carlos Vieira, nº 163 – Setor Sul, município de Colíder Estado de Mato Grosso. A Escola Atalaia mantém as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental considerando a seguinte organização: Educação Infantil de 02, 03, 04 e 05 anos (Jardim II a Pré-escola II) e Ensino Fundamental de nove anos (ATALAIA, 2016).

A mesma atende entorno de 700 educandos, tendo como principal objetivo  engajar-se dentro de um processo que vai além do ler e escrever, ou seja, trazer para o meio escolar o cotidiano do educando a fim de que o mesmo seja capaz de desenvolver-se intelectualmente, possibilitando a capacidade de atuar, ou até mesmo resolver situações no contexto social, econômico e cultural (ATALAIA, 2016).

A escola tem como filosofia propor que todo educando acesse uma educação de qualidade em suas necessidades básicas, colaborar com a dignidade e que o cidadão seja capaz de desenvolver suas inteligências, vencendo os desafios e obstáculos, de exercer funções e debater informações no contexto social e global (ATALAIA, 2016).

A cada ano que passa, as crianças ingressam mais cedo na escola, o que muitas vezes, acaba modificando aspectos importantes da infância. Construir um espaço, meios e tempos, para que os alunos se alfabetizem através de atividades que lhes propiciem diferentes maneiras de alcançar o aprendizado da leitura e escrita é um compromisso (VYGOTSKY, 1984).

Para tanto, a alfabetização é uma fase muito significativa para a criança, e a mesma deve ser trabalhada com seriedade, pois é o começo de sua vida de aprendizagem escolar. Os professores de alfabetização devem ser qualificados e bem preparados para desenvolverem um trabalho de qualidade. As crianças são carinhosas, atenciosas e carentes de afeto, pois seus pais trabalham e o tempo dedicado a elas muitas vezes são poucos, essa realidade vivida na prática é uma experiência única, e também uma responsabilidade muito grande, mas ao mesmo tempo muito gratificante.

  • Perfil da turma do 1° ano A do ciclo de alfabetização no período matutino da Escola Municipal Atalaia;

A turma do 1° ano A do ciclo de alfabetização da Escola Municipal Atalaia é composta por 25 alunos, que se encontra em diferentes níveis de aprendizado. A professora inicia a aula recepcionando os alunos de maneira divertida, no qual procura despertar a curiosidade dos alunos através de algumas brincadeiras, em seguida comunica que fará a leitura do conto popular da Dona Baratinha, escrito por Ana Maria Machado. Primeiramente ela pede para que os alunos sentem no chão da sala, formando um circulo no centro da sala, posteriormente é mostrado o livro para as crianças.

Em seguida a professora começa a interagir com os alunos, trabalhando a oralidade, comentando os desenhos do livro, perguntando se alguém deles conhece a história, questionando os alunos de como eles imaginam a dona baratinha.

Durante a leitura do livro, a maioria dos alunos ficam eufóricos, alguns querem levantar e pegar o livro para ver a dona baratinha de perto, outros estão atentos a leitura, permanecendo sentados, apenas 2 (dois) alunos ficam agitados, logo no inicio perdem o interesse na cotação de historia, começam a correr na sala, com isso, a professora tem que interromper a leitura, ela comenta que hoje tem visita na sala de aula, que é para todos se comportarem, senão ela vai chamar a coordenação, com isso, rapidamente todos estão sentados novamente e o silêncio predomina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com