TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE AGRÁRIA, ESCRAVOCRATA E HÍBRIDA

Por:   •  19/8/2018  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

1- Leitura e Fichamento do Texto – CARACTERÍSTICAS GERAIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE AGRÁRIA, ESCRAVOCRATA E HÍBRIDA. FREYRE, Gilberto, 2004. p. 64 – 155. (Valor 0,0 a 5,0)

A- Contexto sócio-cultural e econômico da obra;

Os portugueses tiveram êxito na colonização junto aos trópicos devido sua mobilidade , apesar de serem em pequenos números, salpicavam sua cultura e seu sangue na Ásia, África e América. Aos que se destacavam pelo valor, guerreiros, administradores entre outros, eram como peças de gamão, iam para cada localidade conforme conveniência ou religião. Outro fator favorável era a miscibilidade, nas quais se misturavam com as mulheres indígenas que se dispunham em troca de qualquer presente, espelho ou mulheres de cor, assim tinha o volume humano aumentado. Além disso, a aclimatabilidade, onde o clima português é mais africano que europeu, além das populações instaladas no Brasil serem todas híbridas.

O português teve que trocar sua base de alimentação do trigo para a mandioca, dificuldades no cultivo, como as formigas, lagartas e pragas.

Antes da colonização portuguesa, só havia exploração comercial através de feitorias e extração de riqueza mineral. Daí o colonizador português desloca a extração das riquezas naturais para a criação de riqueza local.

A técnica econômica utilizava e desenvolvimento da riqueza vegetal pelo capital e pelo esforço particular, agricultura e grandes lavouras escravocratas., aproveitamento das pessoas nativas, principalmente a mulher não só como instrumento de trabalho como pra formação familiar.

Grandes plantações de cana de açúcar, e suas casas grandes.

B- Breve biografia do Autor;

Gilberto de Mello Freyre nasceu no Recife,em 15 de março de 1900. Filho do professor Alfredo Freyre e de Francisca de Melo Freyre. Teve como professor particular o inglês Williams. Com o pai, aprendeu latim e português. Estudou no Colégio Americano Batista, no Recife, onde se bacharelou em Letras, sendo o orador da turma. Aos 17 anos, foi para os Estados Unidos como bolsista, fixando-se no Texas, onde ingressou na Universidade de Baylor. Estudou artes liberais no nível de graduação e especializou-se em política e sociologia. Seu mestrado foi na Universidade de Colúmbia, com a tese "Vida Social no Brasil em Meados do século XIX", orientado pelo antropólogo Franz Boas.

Foi um sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro. Autor de "Casa Grande & Senzala" que é considerada, uma das obras mais representativa sobre a formação da sociedade brasileira. Recebeu o Prêmio Internacional La Madonnina, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, a Grã-cruz de Santiago de Compostela, entre outros.

Enquanto se mantia no exterior, escrevia artigos para o jornal Diário de Pernanbuco. Quando retorna a Recife se integra a sociedade local, se interessando pelos problemas regionais.

Em 1926, no governo de Estácio Coimbra, foi nomeado secretário particular e encarregado do jornal oficioso A Província. Foi professor de Sociologia da Escola Normal.Na Revolução de 30, acompanhou o governador ao exílio, em Portugal e depois viajou pela Europa e Estados Unidos, ministrando aulas, como visitante, em diversas universidades.

De volta ao Recife, foi convidado pelo reitor da Universidade do Distrito Federal, o educador baiano Anísio Teixeira, para lecionar Sociologia. Tornou-se também técnico do serviço do Patrimônio Histórico Nacional.

Na década de 40, Gilberto entra em confronto com o Governador Agamenon Magalhães, chegando a ser preso pela polícia da ditadura. Nas eleições de 2 de dezembro de 1945, foi eleito à Assembleia Constituinte, participando da elaboração da Constituição de 1946. Nela atuou nos setores ligados à ordem social e à cultura

Em 1949, voltou ao Recife e de sua casa no bairro de Apipucos, hoje Fundação Gilberto Freire, continuou a pesquisar, escrever e participar de seminários.

Gilberto de Mello Freyre faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 18 de julho de 1987

C- Síntese da cultura portuguesa a partir do texto

Para os portugueses, infinitas árvores de pau brasil e enormes massas de água, eram grandezas sem possibilidades econômicas para a técnicas da época, rios que transbordavam, em épocas de chuvas, cobrindo canaviais, matando gado e até gente. Já nos rios menores, a regularidade colaboraram valiosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com