TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

 

  1. IDENTIFICAÇÃO: 

PAMELA DA ROSA FERREIRA – RU: 1177904

 

  1. TEMA: 

Inclusão escolar: Pensar e fazer uma história diferente

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: 

Pensar e fazer a inclusão escolar no ensino fundamental séries iniciais

  1. PROBLEMATIZAÇÃO: 

A inclusão escolar é uma realidade conquistada e deve atender a todos. Como superar os desafios existentes nas instituições de ensino de forma a garantir a aprendizagem?

  1. JUSTIFICATIVA: 

A educação especial brasileira está evoluindo, partindo-se da exclusão dos alunos com deficiência em instituições especializadas de cunho eminentemente terapêutico até chegarmos aos dias de hoje, em que esta modalidade educacional está se chocando com as propostas de uma escola para todos, única, aberta às diferenças e, em consequência, inclusiva. O caminho percorrido é enfocado do ponto de vista dos documentos legais, dos planos e políticas educacionais. É preciso conhecer a história para saber atuar transformando-a, sendo pertinente a realização dessa pesquisa.

 

  1. OBJETIVOS: 

Objetivo geral: Apresentar a visão de diferentes autores sobre Educação Especial, a inclusão escolar e as formas de trabalhar visando a aprendizagem integral.

Objetivos específicos:

  • Compreender as diferentes formas de aprender e de ensinar todos os alunos de forma igualitária;
  • Desenvolver potencialidades, buscando a qualidade do ensino para todos os estudantes, a capacitação dos professores e o cumprimento da lei que ampara os estudantes independentemente de terem ou não deficiência;
  • Entender a legislação que contempla e ampara a educação de pessoas com deficiências;

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

A Educação Especial faz parte da educação como um todo, ter o seu valor reconhecido é muito importante para que os alunos especiais tenham seu crescimento e desempenho educacional satisfatório. Em uma escola onde a inclusão acontece os alunos poderão aprender uns com os outros. A Educação Inclusiva no Brasil é hoje um desafio a ser enfrentado dia após dia para os profissionais da Educação.

        SANCHEZ (2995) afirma que uma educação só acontece no momento em que há a cooperação, a solidariedade, a valorização das diferenças, o respeito às diferenças e o trabalho conjunto visando o bem comum. Segundo a autora:

Para concretizar os desafios e objetivos da rede educacional, esta se deve direcionar e centrar-se nos quatro pilares básicos da educação “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser” (SANCHEZ, 2005, p. 10).

A esse respeito GOFFREDO (1999) acrescenta:

Frente a esse novo paradigma educativo, a escola deve ser definida como uma instituição social que tem por obrigação atender todas as crianças, sem exceção. A escola deve ser aberta, pluralista, democrática e de qualidade. Portanto, deve manter as suas portas abertas às pessoas com necessidades educativas especiais. GOFFREDO (1999, p. 31)

Portanto, a escola tem a função de receber e ensinar todas as crianças, jovens e adultos independente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais, adaptando-os ao processo ensino-aprendizagem, bem como a estrutura física da escola adaptada às necessidades do seu alunado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com