TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Internacional Uninter

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Internacional Uninter

Nome: Wendel De Carvalho

RU: 1116351

TCC PROJETO

MOGI DAS CRUZES

2018

1 TEMA

brincar e aprender na educação infantiL

1.1 A importância de utilizar a ludicidade como recurso no desenvolvimento na educação infantil por meios de jogos e brincadeiras, adquirindo e desenvolvendo o aprendizado.

A ludicidade tem sua origem na palavra em latim ludus, a criança aprende brincando, por meio dos jogos e brincadeiras adquirindo e desenvolvendo o aprendizado de maneira divertida e dinâmica.

2 Problematização

Uma das principais atividades relacionadas às crianças é o brincar, onde ocorre à descoberta de sua identidade, trabalha o convívio social, cultura popular, se expressam e permite o prazer durante a brincadeira. Como fazer que isso entre para o seu convívio dentro da sala de aula?

3 Justificativa

Este trabalho vem evidenciar a importância do lúdico no aprendizado da criança e como os professores podem utiliza-lo como instrumento de ensino em sala de aula, o brincar e o aprender na educação infantil, não podem ser indissociáveis, pois por meio do brincar, a criança reproduz situações do seu cotidiano, através da fantasia e do imaginário, com essas experiências as mesmas desenvolvem a criatividade e reconhecem a si mesmo como sujeito.

         Os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem no aprendizado e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo um recurso que deve ser aplicado de forma interdisciplinar, ressaltando as diversas possibilidades de aprendizado por meio da assimilação e acomodação.

As atividades lúdicas fazem com que as crianças internalizem os conhecimentos, trabalhe a concentração, atenção, identidade, valores, expressão corporal, interação, entre outros.

Os jogos e brincadeiras proporcionam vários sentimentos como, descontração, diversão, prazer ou até desprazer dependendo da escolha das atividades que serão realizadas, esta ferramenta é indispensável para a formação social do indivíduo.

4 Objetivo

Ampliar o conhecimento das crianças e explorar as diversas possibilidades de utilizar o lúdico de forma significativa para transformação de cidadãos conscientes e participativos do mundo no qual estão inseridos.

4.1 Objetivos específicos

Promover a integração e socialização da criança bem como, atitudes de respeito, companheirismo, cooperação e solidariedade.

Utilizar recursos pedagógicos, por meio de brinquedos e jogos para estimular os alunos.

  • Realizar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico e compreensão do mundo.
  • Despertar a criatividade e o interesse, por meio da troca de saberes.
  • Incentivar o professor a utilizar o lúdico no processo de ensino aprendizado.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Os jogos, brinquedos e brincadeiras são recursos que contribuem na compreensão e resolução de problemas, jogos como dominó, quebra cabeça, varetas, lego, jogo da memória, entre outros, não tem somente o lado divertido, mas tem a função educativa, despertando no aluno, a atenção, concentração e o raciocínio lógico,  está proposta de ensino tem sido abordada e enfatizada em seus múltiplos aspectos por estudiosos e pensadores como Piaget, kishimoto, Vygotsky, Kramer, entre outros, que por meio de suas pesquisas são unanimes em defender a ludicidade na educação infantil, e como o lúdico resgata o prazer de aprender, por meio do brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com