TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Iniciação científica nas series iniciais e Abordagem de conceitos físicos à partir de situações-problema.

A observação,o registro das atividades propostas e a comprovação das hipóteses, validando assim o estudo científico da ciência. Sendo isto fundamental, para iniciar o envolvimento dos alunos das séries inicias .

É da natureza da criança experimentar, testar, investigar, e propor soluções.

Cabendo a escola incentivar e usufruir desta característica, atuando como mediadora entre a experimentação espontânea e a científica.

As séries inicias, mesmo tendo suas especificidades,referente a faixa etária, é importante enfatizar que o uso de termos científicos, instigam a criança a pensarem, qual é o significado de cada termo.

Priorizando e respeitando o início da alfabetização ,mas implementando a Iniciação Cientifica como descoberta de novos conhecimentos.

As atividades experimentais se tornam algo necessário durante o processo de ensino-aprendizagem , pois , tornam uma das ferramentas pedagógicas que mais motivam e instigam os alunos a se tornarem agentes ativos em sua construção para o conhecimento .

A apresentação de situações – problema nas series inicias tem sido utilizada com sucesso, pois,abrange o dia – a dia do aluno.

A utilização de estratégias de ensino que permitam, às crianças , o contato com objetos matérias e o desenvolvimento de experimentos , contribui para o aprendizado da física de forma lúdica e prazerosa.

O professor suscita o interesse dos estudantes à partir de uma situação problematizada em que a resposta dessa questão leve a elaboração de hipóteses,onde são as primeiras concepções a cerca do problema, (inferência).

O estudo das Ciências Naturais- conceitos físicos; tem gerado diversas discussões entre vários pesquisadores da área, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e formação de sujeitos ativos cognitivamente.

A grande dificuldade enfrentada hoje são : A falta de investimento.

Problemas que interferem diretamente dentre estes o destaque é : A formação de professores, pouco investimento em qualificação de profissionais dessa área e até mesmo em matérias de suporte pedagógico.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),tem traços gerais da ciência,sendo reproduzidos pelo reproduzidos pelo docente de forma mecânica.

Desse modo. não desperta no professor, nem no aluno interesse pela disciplina.

Contudo existe uma luz no fim do túnel, o comprometimento do professor, e o envolvimento dos alunos e do suporte da família, as atividades baseadas na exploração , tem como prioridade instigar as crianças para o conhecimento cientifico,consequentemente visa a experimentação,ao teste, ao pensamento lógico e a resolução de situações –problema.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas em sala de aula; as situações do dia a- dia tem variadas possibilidades de discussões científicas,sendo abordadas desde cedo, é possível apresentar o estudo das ciências naturais,mobilizando os pequenos a fazerem perguntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com