TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências - Ensino Fundamental trabalhos

Por:   •  20/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Didática II

Profª: Rony Gladys Albuquerque Lins de Melo

Aluna: Tamaris de Campos Fontanella  RGM 326675

Escolha uma série ou ano: Ensino Fundamental I (4º. Ano)


Escolha uma disciplina: Ciências


Tema ou assunto: Água – Consciência da escassez de água e conscientização social.


Objetivos específicos: Proporcionar que os alunos identifiquem a distribuição de água no planeta e os principais fatores que interferem na sua abundância e escassez, tendo em vista o comportamento de consumo humano (1), a mudança de pequenos comportamentos sociais em relação ao tema proposto (2) e como podemos comunicar essa conscientização aos demais em pequenas atitudes diárias (3).

Técnicas: Técnica Biográfica e Técnica de Discussão, Técnica Phillips 66.

Tempo estimado 3 aulas


Recursos Didáticos – cartilha da sanepar, vídeo, Datashow, cartolinas, revistas, colas, tesouras, canetinhas.

Desenvolvimento – Para inserir um contexto de conteúdo será utilizado como material escrito uma cartilha da sanepar voltada ao público infantil e que será entregue para as crianças para leitura em casa no dia anterior a primeira aula.

Na primeira aula teremos a apresentação do vídeo a escassez de água (http://www.youtube.com/watch?v=93YY-EscThI). Após a apresentação do vídeo a turma será dividida em três ou quatro grupos que irão discutir sobre o filme e a cartilha da sanepar para responder as questões de onde vem a água que utilizamos, quais e como são as formas de uso e como o ser humano vem utilizando de forma consciente ou não essa água. Deverão anotar suas visões para a próxima aula. Durante as discussões do grupo o professor deve dar assistência a dúvidas e auxiliar os alunos para que formulem suas respostas na medida em que passa supervisionando/escutando/assistindo os grupos e conforme esses vão solicitando.

Na segunda aula iniciaremos com a apresentação do vídeo Planeta Terra, Planeta Água (http://www.youtube.com/watch?v=C-U6wg8xC7g) e os grupos se dividirão novamente para fechar suas visões e observações sobre como o ser humano tem contribuído para a escassez de  água e que comportamentos eles podem adotar no seu dia-a-dia para mudar a situação do planeta. O professor deve manter o auxílio conforme a primeira aula.

Finalizaremos o dia de aula com um representante de cada grupo dizendo duas alternativas que pensaram na mudança de comportamento do ser humano que podemos fazer em nosso pequeno cotidiano em relação ao tema proposto.

Na terceira aula os grupos terão que elaborar um cartaz informando sobre a conscientização e o uso adequado da água. Materiais como cartolina, revistas, cola, tesoura e canetinhas serão disponibilizados.

Ao final da aula um representante do grupo irá mostrar aos demais o cartaz e explicar o que os alunos de seu grupo quiseram passar de mensagem com ele.

Os cartazes ficarão afixados em sala de aula ou se possível em locais da escola que conscientizem sobre o tema demais alunos.

Questões

  1. Qual a diferença entre Plano e Planejamento?

Plano faz parte de uma ação que documenta o que se deseja e como pretende. O planejamento é pensar todo o processo formulando uma análise crítica sobre ações e intenções, é um processo de precisão de necessidades e de racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos disponíveis a fim de se alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas. Em suma, o planejamento é um ato reflexivo de pensar a realidade e plano é o documento do ato de pensar essa realidade em suas diferentes formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com