TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Artigo: Os Conceitos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Os Conceitos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Os conteúdos não serão apresentados em blocos de conteúdo, mas em blocos temáticos, estão organizados para que não sejam tratados como assuntos isolados. Eles indicam perspectivas de abordagem e dão organização aos conteúdos sem se configurarem como padrão rígido.

Os conteúdos da área de Ciências Naturais, que são conhecimentos desenvolvidos pelas diferentes ciências e aqueles relacionados às tecnologias, são um primeiro referencial para os conteúdos do aprendizado. Estão organizados em teorias científicas, ou em conhecimentos tecnológicos.

A grande variedade de conteúdos teóricos das disciplinas científicas, assim como dos conhecimentos tecnológicos. Deve ser considerado pelo professor em seu planejamento.

A compreensão integrada dos fenômenos naturais depende do estabelecimento de vínculos conceituais entre as diferentes ciências. Os conceitos de energia, matéria, espaço, tempo, transformação, sistema, equilíbrio, variação, ciclo, fluxo, relação, interação e vida estão presentes em diferentes campos e ciências, sempre contribuindo para conceituação gerais.

Sendo a natureza uma ampla rede de relação entre fenômenos, e o ser humano parte integrante e agente de transformação dessa rede, são muitos e diversos os conteúdos objetos de estudos da área. Objetivos gerais da área e com os fundamentos para a seleção dos conteúdos. São eles:

• Os conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno.

• Os conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos inter-relacionados, entre os quais o homem, agente de transformação. O ensino das Ciências Naturais deve relacionar fenômenos naturais e objetos da tecnologia.

• Os conteúdos devem ser relevantes do ponto de vista social e ter revelados seus reflexos na cultura, para permitirem ao aluno compreender, em seu cotidiano, as relações entre o homem e a natureza mediante pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade á sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com