TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTO: RAPUNZEL, PESTROSINELA E PERSINETTE

Por:   •  8/8/2016  •  Dissertação  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  2.781 Visualizações

Página 1 de 3

CONTO: RAPUNZEL, PESTROSINELA E PERSINETTE

Acredita-se que os Irmãos Grimm escreveram este conto em 1812, mas a idéia original surge em na Itália, em 1637, quando Giambattista Basile escreveu Petrosinella, e em 1698 uma escritora Francesa Charlotte-Rose de Caumont de La Force surge com um conto chamado PERSINETTE, naquela época estes contos faziam parte da cultura oral Europeia, e que por serem contadas e recontadas sofriam alterações.

Com a necessidade de se afirmar nacionalmente a Alemanha então reconhece os contos dos irmãos Grimm como original no sec. XIV, afirmando que os criadores da história são realmente os irmãos Grimm.

Já Enrolados filme criado pela Walt Disney em Dezembro de 2010 é levemente baseado na versão dos irmãos Grimm. Porém se observarmos também tem uma mistura com o original conto Persinette. Este filme até o momento é o mais caro 260 milhões de dólares gastos em animação. E ganha continuidade em Enrolados para Sempre do ano de 2012.

Este conto também ganha versões em jogos online, outros filmes como Barbie Rapunzel e na televisão ganha seriados como “A Torre” e “The Mind Robber”.

Resumos:

PESTROSINELLA

Escrito em meados do sec. XVI, por Giambattista Basile, na Itália.

Seu nome significa Salsa, não há presença do pai de Rapunzel, somente uma mulher grávida que pula a janela para roubar as salsas do quintal de uma bruxa, e que em troca pede sua filha ao pegar a mão roubando em seu quintal.

PERSINETTE

Escrita por Charlotte-Rose de Caumont de La Force, em 1698, na França.

Persinette é órfã e é adotada por uma senhora, tanto a mãe – adotiva, quanto Persinette são seres sobrenaturais tipo fadas, a mãe-adotiva é má e penteia os cabelos de Persinette para depositar pedaços de sua alma velha nela para ser eternamente jovem.  Ao descobrir os poderes de seu cabelo, a garota começa a voar e encontra um garoto e engravida do mesmo. A mãe a expulsa do reino e faz com que a garota ande pelo deserto condenada a solidão, para se vingar de ambos ela corta o cabelo da garota, convence o príncipe que a mesma está em uma torre, ao chegar lá, ele escala a torre com os cabelos de cortados que a mãe adotiva chamada de Gothelle segura, ela então solta o cabelo e o príncipe cai.

Rapunzel

Criada pelos irmãos Grimm em 1812, na Alemanha.

Rapunzel não tem pais reis, é dada para uma bruxa como pagamento de uma divida, pois na gravidez sua mãe ficou com vontade de comer frutas dessa bruxa que morava próximo a eles.

Rapunzel gostava muito de cantar, e um dia, um príncipe que passava por ali a ouve cantar. Ele se apaixona instantaneamente por ela e passa a voltar ali todos os dias pra ouvi-la cantar.

Um dia ele descobre como a bruxa faz para subir e espera ela sair para pedir que Rapunzel jogue suas tranças.

Nesta versão Rapunzel também engravida, acaba comentando com a bruxa, que descobre também como o príncipe subia e então corta seu cabelo, a bruxa o engana e então ao subir em suas tranças, ela o solta, ele cai em um monte de espinhos e fica cego. Com o passar do tempo, um dia ele passeando escuta o canto de Rapunzel, os dois se reencontram, ela chara e suas lagrimas caem no olho do príncipe o curando.

http://literaturaeeducacao-uneb.blogspot.com.br/2011/12/rapunzel-nao-e-alema.html acesso em 10/09/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com