TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ACOLHIMENTO

Por:   •  18/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.946 Palavras (20 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 20

PDCA – 1° BIMESTRE – COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

ACOLHIMENTO

Temos 04 tipos de ACOLHIMENTOS:

O Acolhimento dos Estudantes, onde a estratégia é apresentar aos novos estudantes as bases do projeto escolar de Educação Integral, e estabelecer o “marco zero” do Projeto de Vida.

O Acolhimento da Equipe Escolar é realizado para criar um elo entre os diversos profissionais envolvidos no projeto, estabelecendo um clima de cooperação e de igualdade na equipe, para que compreendam que não basta ler e assimilar o modelo, mas agir como o modelo propõe, viver o modelo. Dessa forma, conseguimos ligar os alunos, aos professores e aos funcionários dos diversos setores da escola.

O Acolhimento da Família é o momento de explicar e orientar os pais, mães e responsáveis sobre as diretrizes do novo modelo de ensino, apresentando o projeto e refletindo sobre ele, trazendo assim a família cada vez mais para dentro do ambiente escolar, e mostrando para eles que a casa deles também é um ambiente de aprendizagem, lembremos que a família, se bem orientada, será uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no novo modelo. É sugerido ainda que os pais não sejam convidados a escola apenas para as reuniões, mas para os eventos educativos e culturais também.

O Acolhimento Diário, o qual deve ser compreendido como algo simples, porém que deve ser planejado, intencional e fundamentado nos princípios da Pedagogia da Presença, é competência da Equipe Gestora motivar , porém é de participação de toda a equipe escolar, do porteiro ao Gestor. Para a Escola da Escolha, não há diferença entre as posições profissionais, todos devem acolher e ser acolhidos.

Um sorriso acolhedor, um bom dia verdadeiro, um olhar sensível que percebe que o outro não está bem aquele dia, uma abordagem mais calorosa, enxergar o estudante entrante no ambiente escolar com olhos mais atentos e acolhedores. É uma forma de dizer seja bem vindo usando outros meios, que não apenas palavras. Deve iniciar em média 15 ou 10 minutos antes do horário do efetivo início das aulas, e as 7:00 pontualmente, os professores já deverão estar em suas respectivas salas para também acolher os alunos lá, ou seja, são dois acolhimentos, um na entrada do portão da escola, com a equipe escalada para tanto, e outro pelos professores as 7h, na entrada de sua sala de aula.

Os alunos protagonistas, líderes e voluntários poderão participar das criações e das execuções dos acolhimentos diários, seguem sugestões: Recados importantes do dia podem ser entregues logo na entrada aos alunos, lembrancinhas comemorativas ligadas a datas comemorativas do calendário anual, tanto local quanto nacional, para que haja uma lembrança das datas que veem sendo esquecidas, celebrações de conquistas dos alunos da escola, como campeonatos, notas mais elevadas, premiações por desempenho de turma, etc, questões da BNCC e da parte diversificada trazidas para o acolhimento também são bem vindas, para que os alunos já saibam no início do dia, todas as atividades que estão sendo realizadas na escola.

SEMANA DO PROTAGONISMO

Nossa Semana do Protagonismo ocorreu do dia 13 ao dia 15 de junho, a ação teve por objetivo envolver os estudantes na formação de “Clubes do Protagonismo”, espaços onde os jovens poderão desenvolver competências e habilidades, como a capacidade de liderança, de trabalhar em grupo, de tomar decisões, auto-organização, de compartilhar conhecimentos e ideias, entre outras. A ação foi acompanhada por JPs – jovens Protagonistas de outras cidades e estados que já tiveram a experiência com o Ensino Médio Integral Educa +, introduzindo com os jovens o que eles aprenderam e vivenciaram sobre Protagonismo Juvenil, colocando o jovem no centro, fazendo-o se ver como o agente central de uma mudança social, para que os Jovens Protagonistas se percebam como agentes de mudanças com ações na vida de outros jovens.

CLUBES DE PROTAGONISMO

Os Clubes Juvenis de Protagonismo devem ser criados pelos alunos, porém isso não significa que não sejam fomentados e estimulados pelos professores e gestores, ou que as Disciplinas Eletivas não se tornem clubes. Deverão ser determinados um presidente e um vice-presidente para o clube que em conjunto com os participantes criarão um projeto contendo, objetivo, metodologia, recursos matérias e recursos humanos, caso haja, forma e meio de divulgação e captação de participantes. Esse projeto será submetido ao crivo da Equipe Gestora, para verificar as condições para a realização do clube, e sua efetiva liberação.

Há diversas temáticas que poderão ser usadas como pretexto para a criação de clubes, exemplos: Cinema, Música, Slackline, Informática, Customização, Dança, Cultura Oriental, Brincadeiras Infantis Antigas, Cosplay, Embelezamento, Xadrez, Artesanato, Poesia, Teatro, Games Educacionais, Estudo de Idiomas, Jornal Escolar, Rádio Escola, Robótica, leis Legais, estudo de Direito Educacional, etc.

A equipe gestora deverá ter reuniões periódicas com os presidentes e vice-presidentes dos clubes, para saber como tem andado a execução do projeto, e verificar através dos seus relatos, todos os detalhes, os presidentes por sua vez deverão organizar uma pasta para cada grupo, contendo listas de frequência e controle de encontros com dias e horários, para que tudo seja anexado no relatório bimestral escrito e apresentado a equipe gestora bimestralmente para análise. Os presidentes e vice-presidentes também ficarão responsáveis pela divulgação e captação de alunos interessados em participar nos clubes.

        

        BNCC        

LINGUAGEM E SEUS CÓDIGOS

Artes

Educação Física

Língua Espanhola

Língua Inglesa

Língua Portuguesa

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Filosofia

Geografia

História

Sociologia

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Biologia

Física

Química

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Matemática

COORDENAÇÃO DE ÁREA

GUIAS DE APRENDIZAGEM

Os GAs, são no Ensino Integral, o antigo Planejamento, porém, completamente reformatado, já que agora ele não fica disponível apenas para o Corpo Pedagógico e Docente, mas para os Discentes também. Por conta disso, a linguagem utilizada deve ser acessível ao aluno, para que ele compreenda com antecedência o que será trabalhado em cada uma de suas aulas, de que forma será executado, como será avaliado, quais critérios serão observados e exigidos no processo de avaliação, que recursos serão utilizados, que fontes materiais serão utilizadas como base literária para a elaboração das aulas, das atividades e das avaliações, e também que outras fontes os alunos poderão acessar para terem uma livre ampliação do seu conhecimento independente do professor, com o objetivo de criar autonomia e autodidatismo no processo de aquisição e construção do conhecimento específico e geral, levando-o ao protagonismo, que é a máxima do projeto, em relação ao novo posicionamento do aluno frente a sua própria vida acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (190.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com