TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta argumentativa

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 3

Dona Fátima atua como professora numa escola há 20 anos. Ela possui formação de nível médio (antigo magistério), carga horária de trabalho excessiva e baixa remuneração. Nas salas de aula dessa escola faltam recursos materiais, físicos, humanos e há excesso de alunos – em média, 40 alunos por sala. Além disso, não existe apoio e nem interação da equipe escolar e dos pais dos alunos. Mesmo nas condições descritas, Dona Fátima está convicta da importância da sua profissão e não desiste. Porém, encontra-se bastante desmotivada e precisa de ajuda.

Após análise das variáveis que estão atuando na situação-problema que vivencia a professora, na condição de aluno (a) de Pedagogia da UNIP, elabore uma carta com sugestões (carta argumentativa*) que possam auxiliá-la em suas dificuldades e dar apoio ao seu trabalho.

Campo Largo, 23 de setembro de 2015

Prezada Dona Fátima.

Venho por meio dessa carta, apresentar a Senhora que apesar desse momento em que a Senhora se encontra desmotivada e enxergando apenas as dificuldades, quero lembra-la que acima de tudo nessa profissão tão linda, existe sim muitas coisas boas que tornam nosso dia a dia como profissionais da educação mais felizes.

Ser professora em nosso país é com certeza um dom e um amor a essa profissão e entendo que já se passaram 20 anos em uma sala de aula e sei que deva estar esgotada, mas não desanime pense sempre que o amanhã será melhor que o hoje.

Uma boa maneira para motiva-la seria o fato de continuar a estudar e se aperfeiçoar ainda mais, concluir uma graduação em Pedagogia lhe trará uma visão mais ampla da situação. Pense que como pedagoga formada poderá ajudar ainda mais essa instituição em que a Senhora trabalha e pelo que relata essa instituição precisa de ajuda o mais rápido possível, pense que nunca é tarde para inovar e transformar.

Outra forma de motivação seria a criação de projetos onde o objetivo seria abrir espaços e criar relações de parceria para trazer os pais ou responsáveis para dentro da escola, Segundo Luck (2006, p.86), “Essa participação dos pais na vida da escola tem sido observada, em pesquisas internacionais, como um dos indicadores mais significativos na determinação da qualidade do ensino”.

Esse trabalho de conscientização com os pais é de suma importância pois, essa parceria só tem a ganhar de todos os lados. A integração entre escola e família é determinante para o processo da escola e interfere nas grandes decisões de caráter pedagógico, financeiro e administrativo. Trabalhando todos juntos com o mesmo objetivo na melhoria da instituição, com certeza é um desafio a ser alcançado, mas que trará resultados significativos, pois quando isso ocorre as coisas começam a acontecer e a escola passa a ser valorizada pela comunidade sendo essa uma importante dimensão da função social da escola.

Essa parceria entre comunidade e escola funcionando, poderão fazer debates para discutirem o que pode ser melhorado na instituição. Em relação aos recursos financeiros vocês podem fazer campanhas para adquirirem dinheiro para ser investido em melhorias nessa instituição, formando Conselho Escolar e a criação de Grêmio Estudantil é uma boa opção para promover a participação dos alunos desenvolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com