TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - CARTA ARGUMENTATIVA - FINAL

Por:   •  9/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Cátia Peres Feline R. A.

CIDADE,__ de setembro de 2015.

Professora Fátima. Como vai?

Meu nome é Cátia Peres. Estive na escola em que leciona no final da semana passada, para cumprir o início do período de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da universidade em que estudo, UNIP. Na ocasião, minha visita teve o intuito único de conhecer o espaço da instituição e me apresentar para a equipe gestora. Contudo, tive a oportunidade de presenciar uma realidade que, até então, apenas tinha visualizado em noticiários e relatos outras pessoas: a realidade da educação do nosso país. No curto espaço de tempo em que ali estive, pude notar a presença de salas superlotadas nos momentos em que me apresentei às turmas. Percebi também a escassez de material de trabalho adequado, já que boa parte das cadeiras e mesas encontravam-se em mau estado de conservação, além de ter visto muitos alunos escrevendo com pequenos pedaços de lápis, suas tarefas.

Embora esses e outros detalhes tenham me chamado a atenção, consegui reparar, em meio a tudo isso, um semblante um tanto desanimado, em especial, em seu rosto.  De antemão, quero me desculpar, caso eu esteja equivocada, professora Fátima. Mas, simpatizei instantaneamente com a senhora, a ponto de escrever-lhe essas linhas.

É fato mais que comprovado e vivenciado que a nossa prática de trabalho se encontra repleta de desafios. Todavia, de igual forma, é inegável a importância de nossa persistência a fim de que possamos causar uma fração de mudança na nossa sociedade.

O docente possui uma importante representatividade em tal contexto, de maneira que, quaisquer alterações que aconteçam em tal sistema de educação, será o interlocutor da escola para com a sociedade.  O pensador Piconez (2002, p.25) complementa a questão da seguinte forma ao dizer que “A educação escolar é sinônimo de qualidade total. Ela coloca disponível a informação, ponto de partida da construção da competência participativa. É preciso atingir a condição fundamental de educador, líder teórico e prático do processo de construção de conhecimentos e da cidadania” Já Rios (2001, p.70) dá sua impressão acerca da importância relação professor-aluno:

Uma visão de professor e educação que me parece mais correta – a de mediador, a ação mediadora. Pois na relação professor-aluno, educador-educando, o que se visa é a aquisição do conhecimento. Assim, professor e aluno são sujeitos conhecedores, e a tarefa do professor é estabelecer o diálogo do aluno com o real, e não com ele, professor, especificamente. Porque é por meio da relação professor-aluno que o objeto que é o mundo é apreendido, compreendido e alterado, numa relação que é fundamental - a relação aluno-mundo, propiciada pela relação professor-mundo.

O processo de ensino-aprendizagem de todo indivíduo possui grande dependência da prática pedagógica, das metodologias a serem aplicadas, da política educacional, de maneira que o professor aja e tenha atitude em coletivo a fim de causar a promoção de toda possível transformação, além de se assegurar de sua real função.

Lembro-me que em dada aula do curso que realizo, ainda li sobre o raciocínio do pensador Martins, que cita que a “prática educativa é parte integrante da dinâmica das relações sociais, das formas da organização social.” O autor ainda completa ao dizer que “no trabalho docente estão presentes interesses de toda ordem-sociais, políticos, econômicos, culturais”. (1990, p.21). Acredito que o esses autores procuraram nos passar é uma certeza de valia para nossa função e trabalho. Valia essa, que possui o potencial de ultrapassar as dificuldades do cotidiano e proporcionar reafirmação da nossa prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com