TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  18/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

   Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância

do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]

MÓDULO 2   –  2018-2__

DISCIPLINA: Estágio curricular supervisionado 2 - EJA

Coordenação: Profª Priscila Ribeiro Gomes

   

Nome:Jorge De Castro Ribeiro

Matrícula: 14116080032

E-mail:  jdecastroribeiro1@outlook.com

Telefone:26276892

Pólo:Niterói

Cidade que reside:Niterói

Sumário

1   INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------3

2   ELABORANDO MEU PLANO DE AULA ---------------------------------------3

2.1 A escolha do tema --------------------------------------------------------------------3

2.2 Pesquisa bibliográfica sobre o tema-------------------------------------------3

2.3 Seleção do material didático------------------------------------------------------4

2.4 Minha aula -------------------------------------------------------------------------------5

3 CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------------------7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------7

1  Introdução

          O presente relatório tem como finalidade demonstrar teoria e prática vivenciadas durante o período de Estágio Curricular Supervisionado 2 – Educação de Jovens e Adultos, sob as orientações da professora tutora presencial Thais Da Fonseca Guimarães  Moraes.

        Este trabalho fragmenta-se no modulo 2 onde pedesse que o aluno estagiário  planeje e compõem uma aula visando seu ritmo e adquirindo experiência em sala de aula , realizado na Escola Municipal Maria de Loudes Barbosa Santos , no município de Niteroi .

                 2  MÓDULO II – ELABORANDO MEU PLANO DE AULA

2.1 A escolha do tema

          Com base nas observações realizadas no decorrer do Estágio Curricular Supervisionado 2, na turma EJA  do primeiro segmento realizado na Escola Municipal  Professora Maria de Lourdes Barbosa Santos , localizada na Rua Leite Ribeiro , na Alameda São Boaventura ,  e com as informações prestadas pela supervisora Vicentina sobre o desenvolvimento da turma, foi possível elaborar um plano de aula consistente, de acordo com o interesse e desempenho da turma e otimização do tempo da aula.

          Mediante os diálogos durante o período de estágio com a professora supervisora, concluímos a escolha do componente curricular a ser abordado, neste caso, Geografia. O tema da aula Identificando alguns Estado do Brasil , capitais e historia como também as características de cada Estado ,visto que trata-se de um assunto abordado pela professora poucas vezes, mas que segundo ela, viabilizaria a interatividade da turma, proporcionando um aprendizado de forma coletiva e individual.

            Além do tema escolhido ser pertinente ao componente curricular Geografia, serão introduzidos assuntos de história, a fim de contextualizar e agregar conhecimentos interdisciplinares.

2.2 Pesquisa bibliográfica sobre o tema

        As referências bibliográficas utilizadas para elaboração do plano de aula foram indicadas a partir de pesquisas realizadas na internet, assim como consultas ao guia de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/MEC, sugerido no Guia do Estágio Supervisionado 2.

          Conseguir visualizar resenhas completas de livros didáticos para  Geografia, através do Guia Digital PNLD 2016. Na resenha do livro A CONQUISTA DA GEOGRAFIA DE LIZ ANDRÉIA GIARETTA THATIANE PINELA  , consegui identificar proposta para a minha aula, voltada para o ensino da Geografia.

        A demais, decidir pelo uso do material fornecido pelo projeto pitanguá, geografia organizadora moderna :obra coletiva concebida desenvolvida e produzida pela editora moderna e projeto pitanguá, historia  organizadora moderna :obra coletiva concebida desenvolvida e produzida pela editora moderna  , como referencial teórico para a prática em sala de aula, em virtude da riqueza de conteúdos para serem introduzidos nas séries iniciais do ensino fundamental. Em ressalva, o tema proposto está dentro das vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacional da geografia, destinado ao ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

2.3 Seleção do material didático

       A escolha do material didático faz parte do cotidiano da professora com a turma e está de acordo com o planejamento pedagógico da escola. Uma vez que não há muito acervo disponibilizado pela escola para ser utilizado pela professora.

          Os mapas do Brasil e do Estado do Rio De Janeiro  , seguem o mesmo padrão de material que a professora utiliza para suas atividades com a turma e a mesma me sugeriu trabalhar com estes materiais, fomentando o interesse da turma como um todo.

Materiais: mapa do Brasil  e do Estado do Rio De Janeiro(para as formas geografia planas);  folha a4 (desenho do mapa do Brasil), lápis e borrachas .

2.4 Minha aula

1º parte: aproximadamente 30 minutos.

         Organização dos alunos em roda de conversa,  depois formando uma dinâmica de grupo de 4  ; formando um quarteto com 4 grupos,totalizando 16 alunos com as carteiras, tornando o espaço suficiente para se assentarem um ao oposto do outro. Neste momento, apresentei algumas formas de geografia  planas confeccionadas por mim , em tamanho grande através do mapa do Brasil e do estado do Rio de Janeiro que estava posto ao quadro na sala de aula afim que os alunos memorizassem   . Logo, perguntei para a turma o nome de cada estado  . Todos responderam, uns acertaram outros não  e alguns trocavam os Estados mesmo com nomes no mapa  ; logo depois as Capitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com