TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo as regiões do Brasil

Por:   •  19/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: Conhecendo as Regiões do Brasil.

ANO ESCOLAR: 4º ano.

JUSTIFICATIVA: Mostrar aos alunos as diferenças existentes em cada região do nosso país, bem como sua cultura através de comidas típicas da região, suas vestes e danças.

OBRJETIVO GERAL: Conhecer as características específicas brasileiras e diferentes culturas de cada localidade, roupas típicas, brincadeiras, danças e comidas, mostrando para nossos alunos que cada região é diferente uma da outra, mesmo sendo próximas cada uma tem seus costumes e peculariedades.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Identificar as características culturais, gastronômicas e folclóricas de cada região.

CONTEÚDOS: Português, geografia, história, educação física, arte, matemática, diversidade culturas.

METODOLOGIA: Este projeto tem por objetivo conhecer as diferenças culturais que existem nas regiões do Brasil, identificando as vestes, as brincadeiras, aas danças, o artesanato, e culinária típica de cada região.

O projeto terá duração de seis meses podendo ser interrompido caso o professor veja a necessidade ou até mesmo prorrogado para que novas turmas de 4º ano possam ter contato com o conteúdo do projeto.

Iniciaremos o projeto com a proposta de criação de um mapa do Brasil, o qual será moldado conforme o andamento do projeto, que iniciara pela Região Sul, por ser a região em que moramos.

Em cada região trabalhada serão identificados os Estados que a compõem, serão trabalhadas também brincadeiras e danças populares e, por fim, provaremos comidas típicas referentes a mesma. Desta forma, os alunos conheceram as diferentes culturas e costumes que existem dentro de um país. Este projeto será aplicado uma vez na semana, sendo este determinado pelo professor regente da turma.

Ao termino do projeto o professor fará um apanhado geral dos conteúdos desenvolvidos durante o período do mesmo, identificando assim, o conhecimento adquirido pelos alunos e também, se necessário, repensando alguns pontos negativos do projeto para que estes possam ser melhorados.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A avaliação será dada de forma diagnostica e continua ao longo do período em que o projeto estiver sendo desenvolvido. O professor observará a participação e o interesse dos alunos no desenvolver do mesmo.

MATERIAL DE APOIO: Mapa do Brasil, vídeos explicativos, livros, revistas, materiais para desenvolvimento de artesanatos e outros objetos que serão utilizadas conforme a região trabalhada.

REFERÊNCIAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com