TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consideração da importância de medidas disciplinares e sanções de acordo com o Gauthier

Artigo: Consideração da importância de medidas disciplinares e sanções de acordo com o Gauthier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Uberlândia

Núcleo de Educação à Distância

O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância da aplicação das medidas disciplinares e das sanções segundo Gauthier. (1998), citando Doyle (1990), resultado de pesquisa mostra que a freqüência das intervenções visando interromper problemas de comportamento que é muito elevada, O estudo identificou de que modo a ação docente foi afetada ou modificada pela situação educativa na quais alunos e professor adaptavam comportamentos agressivos e hostis.

De acordo com Doyle as intervenções melhor sucedidas junto ao estudante são geralmente feitas em particular, sem o conhecimento do grupo. para controlar o problema de comportamento sugere que os professores empregam sinais não verbais e não obstrutores (gesto, contato direto com os olhos, proximidade) e não quebram efeito do clímax. Nos casos que são usados interferência verbais tais com: de psiu! Espere!

Segundo o autor o professor nas situações que e preciso punir, e necessário procurarem fazer os envolvidos, tomarem responsáveis por suas ações.

Os desafios educacionais que se apresentam ao longo do processo de escolarização seja na postura docente seja nas relações interpessoais nos remete que os procedimentos em especial a disciplina as regras e procedimentos utilizados pelos professores devem ser concretos, explícitos e funcionais.

Segundo Gauthier o planejamento da gestão da classe começa não somente com o trabalho de preparação, antes do início do ano letivo, mas também com a implantação e a comunicação de regras, de procedimentos, de relações e de expectativas em face dos alunos assim que o ano se inicia define as rotinas, simplicidade e familiaridade como "conjuntos de procedimentos estabelecidos que tenham por função controlar e coordenar” e favorece o melhor desempenho dos estudantes nas atividades durante o ano.

As atitudes e comportamento manifestado pelos alunos na aula são susceptíveis de afetar os resultados do trabalho do restante da sala, por esse motivo e necessário, caracterizar um clima de classe eficaz, os termos, mas empregados são: solidário, agradável, justo democrático, pessoal, simpático, e afável.

De acordo com Anísio Teixeira, não se aprendem apenas idéias ou fatos, mas também atitudes, ideais e senso crítico – desde que a escola disponha de condições para exercitá-los. Assim, uma criança só pode praticar a bondade em uma escola onde haja condições reais para desenvolver o sentimento. A nova psicologia da aprendizagem obriga a escola a se transformar num local onde se vive e não em um centro preparatório para a vida. Como não aprendemos tudo o que praticamos, e sim aquilo que nos dá satisfação, o interesse do aluno deve orientar o que ele vai aprender. Portanto, é preciso que ele escolha suas atividades. .

Desta maneira, é aconselhável que o professor, além de criarem expectativas ao nível do estudante, seja capaz de mostrar para que eles que podem contar com seu apoio ou assistência quando acharem necessário ou oportuno. Segundo Gauthier, a implantação e a manutenção das regras da classe em forma de rotina e de procedimentos contribuem tanto para a ordem quanto para realização do trabalho por parte dos alunos, a rotina da sala ajuda a fixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com