TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consórcio Cederj- On Line- EDUCAÇÃO E TRABALHO

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

1ª avaliação à distância (AD1) - Graduação- Pedagogia- Consórcio Cederj- On Line- EDUCAÇÃO E TRABALHO

Comentários sobre as questões propostas, debatidas nas aulas

Questão 1) Na Antiguidade a definição de trabalho estava totalmente ligada a uma visão negativa.

Para os cidadãos negros, os trabalhos manuais deveriam ser destinados aos escravos, pois as atividades eram divididas em duas partes sendo elas a intelectual e a física, tendo a “menos digna” a física. O trabalho intelectual era o “mais digno” e somente os nobres teriam este direito.

Na Idade Média, São Tomás de Aquino foi um grande filósofo que afirmou uma aproximação entre o trabalho físico e o trabalho intelectual, sendo que ambos possam se equivaler.

No século XVIII Adam Smith utiliza o termo “homo oeconomicus”, o homem que produz, partindo do princípio da transformação da realidade, logo, exaltando a realidade produtiva.

Atualmente, o mundo “gira” em torno do capitalismo, que é movido a alienação, deixando que o trabalhador seja o “centro” das atenções.

Questão 2) Carlitos é o grande personagem de “Tempos Modernos”, é o mesmo demonstra com clareza o modelo de produção fordista-taylorista fundamentado em uma linha de montagem acoplada a uma esteira rolante.

Esta esteira mantém um fluxo contínuo das peças. A mesma impõe o ritmo de trabalho dos seus operários.

O trabalhador perde suas qualificações obtidas, as quais a máquina já está programada. É importante acrescentar que Carlitos sofre diversos surtos nervosos durante toda a contribuição para o modelo de produção. O personagem troca de setores, mas os surtos não foram extintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com