TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenador da disciplina no Curso de Ciências Biológicas

Por:   •  27/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1ª  Avaliação a Distância – AD1 2016/2

Coordenador da disciplina no Curso de Ciências Biológicas: Prof. Dr. Marcelo Aguiar Costa Lima (IBRAG-UERJ)

Coordenadora da disciplina no Curso de Pedagogia: Profª Drª Marilene de Sá Cadei (IBRAG-UERJ)

Tutores à Distância:

Profª MSc. Isabela Cristina Brito Gonçalves

Profª Drª Mariana Soares da Silva Peixoto Belo

Profª MSc. Natalia Collares de Moura da Rocha

Profª MSc. Sheila Soares de Assis


1ª AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1

.

 

De 7 a 18 de setembro de 2016 ocorrerão no Rio de Janeiro os Jogos da XV Paralímpíada de Verão.

 

Os Jogos Paralímpicos são muito importantes, pois chamam a atenção para a inclusão social de pessoas com deficiências (PCD). Têm também como um de seus aspectos positivos o fato de destacarem muito mais as potencialidades do que as dificuldades e limitações das PCD. A Paralimpíada consegue deixar visível por algum tempo as necessidades e habilidades das PCD, mas não consegue sozinha garantir mudanças efetivas na sociedade para que esses atletas e outras PCD possam vivenciar de fato em seus cotidianos processos que propiciem uma real inclusão nos múltiplos aspectos que compõem a sociedade.

 

Diferentes setores, organizações, instituições, empresas, órgãos, grupos e indivíduos precisam estar comprometidos com a inclusão social das PCD, pois ter acesso à saúde, educação, lazer, trabalho, transporte, participação política, habitação etc ,é um direito de todos(as).

 

Esta AD tem como objetivo destacar questões relativas à saúde e à educação das PCD envolvendo a participação dessas pessoas na XV Paralimpíada de Verão e na Educação Básica e Superior.

 

LEIA E RESPONDA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES A SEGUIR.

 

1ª Questão: Pesquise na internet, revistas e jornais dois fatores positivos e dois negativos relacionados ao desenvolvimento dos jogos paralímpicos e às pessoas com PCD: (Valor:2,0)

Fatores Positivos: Oportunidade de elevar a autoestima – Pois podem demonstrar o valor que têm não só como atleta, mas também como cidadão, além de poder se olhar como igual a qualquer outro; Exemplo para outras PCD – Sabemos que muitas pessoas que nascem ou se tornam deficientes, possuem grande dificuldade quanto a sua aceitação, e nos esportes podemos encontrar inspiração e coragem. Onde PCD acabam se identificando com aqueles que superaram as inúmeras dificuldades com muita luta, coragem, persistência e dedicação por algum esporte. Saber que há pessoas que apesar das dificuldades de toda ordem foram à luta e venceram no esporte, pode irradiar otimismo, levantar a autoestima e reorientar as perspectivas em muita gente.

Fatores Negativos:  Não garante que PCD garantam o processo de inclusão; e ainda são destacados pela superação e não pelos feitos esportivos.

Fontes: http://www.espacoacademico.com.br/041/41lima_souto.htm

2ª Questão: Escreva um texto de 10 a 15 linhas sobre a influência do desenvolvimento de atividades físicas na saúde das PCD. (Valor :2,5)

 Praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida, além disso, o esporte como superação traz muitos aspectos positivos, permitindo que pessoas com deficiência física aprimorem a força, o equilíbrio, a agilidade, a coordenação motora, e no aspecto psicológico aumentando a autoestima e autoconfiança.“O esporte, num grupo que em teoria todos possuem alguma limitação, é um incentivo a mais para realizar atividades que antes o faltava acreditar que era possível", diz a psicóloga do esporte Catalina Kaneta. Com a ajuda de especialistas, é possível montar o treino ideal diante de cada limitação. O educador físico trabalha a eficiência do movimentos, fortalecimento, compensação e ação muscular nos pontos de exigência de cada modalidade, é preciso ter cuidado especial com o ganho de massa muscular de forma equilibrada, para prevenir danos e ajudar na recuperação e controle de movimentos.O esporte, na vida das pessoas com deficiência, acaba incentivando ainda mais a interação, é visto com mais uma oportunidade de sociabilização, convivência que faz com que todos entendam melhor suas condições, minimizando assim o preconceito.

Fonte: .

 

3ª Questão: Explique a importância da Educação Inclusiva (Valor:1,5)

Educação inclusiva é garantir que todos os educando, com ou sem deficiência, participem ativamente das atividades propostas pela escola e na comunidade. Saber que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem e respeitar os avanços ou retrocessos quando o próprio aluno não conseguir avançar nas atividades. Esse respeito ao tempo e ao ritmo de cada aluno às diferenças nos processos de assimilação e desenvolvimento cognitivo é características de uma escola inclusiva.

 Fonte: http://vivaainclusao.blogspot.com.br/2011/10/importancia-da-educacao-inclusiva-na_07.html; http://novaescola.org.br/politicas-publicas/palavra-especialista-educacao-inclusiva-desafios-formacao-atuacao-sala-aula-762299.shtml?page=4;

4ª Questão: Escolha um município do Estado do Rio de Janeiro. Faça uma pesquisa na internet, de campo ou bibliográfica das ONGs, escolas, órgãos, instituições e grupos que trabalham com a inclusão de PCD no município escolhido. Selecione dois (duas) e faça o que está sendo pedido: (Valor:4,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com