TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cores proibiras

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

Ailton Cristian Almeida        RA: C098JD1

Elida Gurgel                          RA: C13DJE3

Gracy Karoline                      RA:C047740

Marta Gomes                         RA: C181DI3

Walcicleide Rodrigues          RA: C071BJ1

JOGOS DAS CORES PROIBIDAS - VYGOTSKY

[pic 1]

MANAUS-AM

17.09.2015

  O Jogo das Cores proibidas é feito com os alunos: Júlia Vitória , de 5 anos e Josué

Bastos, de 6 anos. Realizado na Escolas Idaam Kids no horário vespertino e turma c do 2 periodo  por:  Gracy Karoline, Ailton Cristian e Elida Gurgel. A observação foi feita por Marta Gomes e as anotações por Walcicleide Rodrigues.                                                                  Material utilizado: oito cartões nas cores – azul ,vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco, preto, roteiro de perguntas e objetos demonstrativos.                             Regras do jogo: O jogo consiste em pedir á criança que responda a um conjunto de questões relativas a cores, seguindo dois tipos de instruções: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Vence o jogo quem obedecer rigorosamente as duas regras acima: responder as 19 questões sem falar as cores proibidas e sem repetir as cores já faladas. A criança deve ser orientada a responder “ eu não posso falar essa cor”, para as situações em que ela seja proibida ou repetida. As três tarefas devem ser aplicadas individualmente numa única vez.

 

Tarefa 1:Sem cartões e Sem ajuda.

Primeira regra: cores proibidas – amarelo e verde.

Segunda regra: não repetir as cores.                                                                                          As crianças escolhidas, Júlia de 5 anos e Josué de 6 anos, são orientados nas regras do jogo. Pedimos que ambos repetissem as regras para verificar se entendem as normas do jogo. Josué é o primeiro a jogar, no decorrer das perguntas ele acerta todas, para verificar se ele entendeu o jogo faço a pergunta de cor proibida: Qual é a cor das folhas das árvore ? (verde) – Josué responde corretamente que, “não posso falar essa cor”. A segunda criança foi Júlia de 5 anos a menor da turma, ela ao primeiro momento diz entender o jogo, mais no decorrer demonstra nervosismo e não acerta algumas perguntas e fica triste. Então paramos por um momento e explicamos que e somente um jogo e pedimos que ela repita as regras do jogo para se lembrar. Júlia repete as regras e começamos novamente o jogo. Assim como com Josué, fizemos uma pergunta com cor proibida: Qual é a cor da banana ? (amarelo) – Júlia não responde corretamente, ela responde dizendo a cor da fruta, esquecendo de responder “não posso falar essa cor”.  

 

Tarefa 2: Com cartões e Sem ajuda.                                                                                  Primeira regra: cores proibidas – azul e vermelho.                                                            Segunda regra: não repetir as cores.                                                                                       Nesta etapa do jogo as mesmas crianças estão eufóricas para começar a jogar. Desta vez explicamos as novas regras. Como na primeira etapa, começamos com o Josué, que entende que não pode falar as cores dos objetos e sim mostrar os cartões. Fizemos a pergunta proibida : Qual é a cor desta bexiga? (azul) – Josué responde corretamente  que “ não posso falar essa cor”. Todas as perguntas feitas a ele foram respondidas com perfeição, fazendo assim que ganhasse mais uma etapa. A próxima foi Júlia que diz entender , mais a medida que o jogo avança, ela não consegue acerta as perguntas e responde verbalmente no lugar de demonstrar com os cartões de cores determinadas para cada pergunta. Fazemos a pergunta com cor proibida: Qual e a cor do morango?(vermelho) – Ela não responde corretamente e levanta o cartão da cor vermelha na hora de falar “não posso falar essa cor”, fazendo assim mais um erro  e perdendo a etapa mais uma vez.

Tarefa 3: Com cartões e Com ajuda.

Primeira regra: cores proibidas – marrom e alaranjado.

Segunda regra – não repetir as cores.

 Na etapa final Josué e Júlia recebem as regras perfeitamente e ambos acertam todas as perguntas do jogo com a ajuda do adulto . Fazemos as perguntas para eles, que responderam corretamente : Qual é a cor desta bolsa?(marrom) – ambos respondem levantando os cartões com a ajuda do adulto. Ao final de cada etapa fizemos a pergunta final: Você acha que ganhou ou perdeu? Josué responde que ganhou e Júlia responde que perdeu com o olhar triste. Sendo assim Josué ganha as 3 etapas do jogo e Júlia ganha somente 1 etapa que foi a 3° e ultima jogada, pois a mesma teve ajuda.

Para terminar o Jogo das cores proibidas fazemos a tentativa com o aluno Gabriel Reis de 7 anos (criança com Síndrome de Down). Explicamos as regras e entregamos os cartões com as cores para ele, em segundo fazemos uma pergunta: Qual é a cor desse brinquedo?(alaranjado) – Gabriel para uns segundo e olha para os cartões e mostra o da cor alaranjado e diz “não posso falar essa cor” respondendo todo feliz.

 

Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas?  

Algumas crianças logo na primeira explicação entendem, outras demoram a entender uma ou duas etapas para assimilar as cores proibidas.

Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos consistindo em cartões coloridos? 

Com os cartões coloridos se animam mais, pois consideram uma ajuda a mais na hora das respostas. Alguns respondem de imediato e outras pensam olhando os cartões antes de responder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (394.6 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com