TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correlação dinâmica de teoria e prática em relação ao que é oferecido para treinamento

Pesquisas Acadêmicas: Correlação dinâmica de teoria e prática em relação ao que é oferecido para treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE – UNIRV

FACULDADE DE LICENCIATURA MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

JOSÉ GERALDO SALVADOR SILVA

Orientador: Prof. PÉRICLES ANTONIO DE SOUZA NASCIMENTO

Trabalho apresentado a Universidade de Rio Verde - UNIRV como avaliação parcial da disciplina de Estagio Supervisionado do Ensino Fundamental.

RIO VERDE – GO

2014

POR QUE O ESTÁGIO PARA QUEM NÃO EXERCE O MAGISTÉRIO: O APRENDER A PROFISSÃO

O caminho a ser percorrido pelo profissional da educação exige que haja a relação dinâmica da teoria e a prática em relação ao que se propõe para o ensino. Uma vez que muitos profissionais não conhecem o real significado do papel do magistério para a sua formação, ou seja, o compreender do cotidiano ao longo de sua oportunidade para o cumprimento de práticas centralizadas ao que compõe a profissão e a identificação do futuro profissional.

O estágio para a formação do educador é a base do conhecimento em relação à teoria e a prática do ambiente da sala de aula acadêmica, é uma oportunidade ao acadêmico conhecer a realidade e o que valoriza a participação do homem nas várias estâncias e conquistas de um conhecimento que auxilia no desenvolvimento da sociedade, ou seja, conhecer como é o trabalho docente realizado no ambiente da sala de aula.

Para a formação acadêmica o estágio constitui num dos elos de consagração do que se pretende obter no campo da ação pedagógica que orienta o profissional em suas atividades. Neste contexto, é um elo para quem não exerce o magistério e venha a aprender e conhecer como é a profissão de fato.

É por meio da observação, da prática no campo que os resultados acontecem com sucesso, ou seja, é o elo para que o acadêmico obtenha o conhecimento do que ocorre entre as atribuições da teoria e prática quanto ao exercício do magistério.

O conhecimento do profissional é o que o estágio procura dimensionar no que tem proposto para a melhoria dos projetos de estágio, os quais possuem o propósito de aproximar o acadêmico da realidade, no entanto, os desafios encontram presentes, sendo uma barreira para o que ostenta e facilita a dimensão do que o estágio propõe como componente de formação do sujeito.

O estagiário possui a oportunidade de expor suas ideias, criar a base das reflexões do que é exposto por parte da universidade e o que vem a atender as necessidades de cada um ao longo da participação para as trocas de experiências.

O estagio assim, consiste numa aproximação do acadêmico que não possui o conhecimento do magistério com aqueles que já possui esta experiência e fundamenta nos princípios de que essa troca de experiência beneficiará a todos.

Para o estagiário é muito importante a mediação dos supervisores de estágio, os quais possuem o objetivo de pautar e facilitar o trabalho daqueles que cercam a praticidade do trabalho do professor ao longo do que ocorre no ambiente da sala de aula.

Para muitos as barreiras entre a teoria nas universidades e a prática do cotidiano é o que distancia o uso da teoria com a prática. Assim, cada Unidade de Ensino possui a sua forma administrativa e, para a gestão democrática todos participam, assim, muitos dados relevantes para determinadas instituições não passam a ser prioridades para outras, o que muitas vezes pode confundir ao acadêmico no exercício das atividades do estágio.

Em geral, a experiência para quem não exerce o magistério é interligada as atividades que compõe o ambiente da sala de aula, e, muitas vezes o acadêmico durante o estagio percebe que a sua formação não fundamenta na profissão que procura exercer e disseminar ao longo de sua participação na sociedade.

O estágio é essencial para o acadêmico porque demonstra e oportuniza a visualização do que é realizado na prática é a relação do que ocorre no cotidiano, é a percepção da ação do professor no ambiente da sala de aula.

Em geral, é a demonstração do que proporciona as diferenças vivenciadas para o estímulo de como criar e aproximar este da sua realidade ao longo das conquistas do que interfere nas composições de tomadas de decisão para os profissionais do magistério.

O contato do professor e o aluno é fator interligado à sua formação e a socialização auxilia no desenvolvimento do educando. As experiências e a prática do que faz parte de um ensino aprendizagem de qualidade, sendo assim, os acadêmicos por meio do estágio possui a oportunidade de perceber o uso da prática para a concretização dos principais componentes de formação do educador que encontra no Estágio Supervisionado.

A formação do educador é contínua, e, por isso ela inicia antes mesmo de sua formação, porque faz parte da cultura e da sociedade de cada momento histórico em relação ao que é valorizado para manter a satisfação do equilíbrio entre o buscar conhecer, saber e relacioná-lo com o cotidiano.

O Estágio é uma orientação, demonstração do trabalho a ser exercido por este profissional que requer a sua dedicação, troca de experiência, porque a relação de comunicação é que em boa parte presume os interesses e as demonstrações do equilíbrio de seu valor na sociedade.

As mudanças do contexto escolar possibilitam o agir do professor e estagiário por meio das fontes que elucidam a orientação da formação de um profissional que busca compreender o seu espaço na sociedade. Os resultados esperados são concretizados de acordo com o que fora determinado para a relação da teoria e a prática porque não existe uma fórmula determinada é no agir do cotidiano, no contato que o profissional constrói a sua prática pedagógica.

O Estágio poderá ser um agente contribuidor na formação do professor, caracterizando-se como objeto de estudo e reflexão. Ao estagiar, o professor percebe a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem, é a sua investigação para aplicar o seu conhecimento e após obter a sua formação possuir um segmento que o orienta em suas atividades.

O Estágio faz parte do currículo e requer a devida atenção e inserção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com