TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios para análise do livro didático

Por:   •  23/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIUBE UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA MATEMÁTICA

SUELLEN CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA

RA:1075697

PRÁTICA DE ENSINO ETAPA IV

PONTE NOVA, MINAS GERAIS.

21/10/2015

[pic 2]UNIUBE UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA MATEMÁTICA

SUELLEN CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA

RA:1075697

PRÁTICA DE ENSINO ETAPA IV

Trabalho de Prática pedagógica, apresentado a banca examinadora da Uniube, para habilitação do terceiro período em Licenciatura de Matemática sob a orientação da Professora
REGINA ALVES PINTO MENDONÇA.

PONTE NOVA, MINAS GERAIS

21/10/2015

SUMÁRIO

Conteúdo

1        Critérios para análise do livro didático        

1.1        Ponto de vista do aluno:        

2        Análise do livro didático        

  1. Critérios para análise do livro didático

Seleção de conteúdos: O livro atende as determinações do CBC,  que é solicitado a ser ensinado no oitavo  ano do ensino fundamental.  Contendo de maneira bem explicita e   ordenada   os conteúdos. Com várias explicações detalhadas, ilustrações para facilitar o entendimento, que são um atrativo maior aos adolescentes que vêem a matemática com um monstro. De acordo com minha  experiência  como  professora achei o livro mais trabalhoso de utilizar por possuiu exercícios de maior grau de complexidade.

Sequência de conteúdos: A sua seqüência atende ao que é planejado pela escola e também favorece bastante a aprendizagem de modo que seja cada conteúdo uma sucessão do anterior. Assim sempre os alunos terão uma facilidade maior porque será apenas acrescentado algo a mais. São dispostos seus conteúdos em Possibilidades e probabilidade, matemática comercial, Números reais ,estudo da álgebra :usando variáveis, Equações e sistema de equação resolução algébrica, grandeza e medidas, polígonos e medidas de ângulo,triângulos, quadriláteros e circunferência e fatoração e multiplicação de polinômios. Os  conteúdos foram adequados à maturidade dos alunos, modificando a ordem tradicional quando era recomendável e representando-os mais de uma vez, sobe diferentes enfoques, para ampliar oportunidades de aprendizagem e manter os alunos em contato com os conteúdos ao longo dos anos.

Conjunto dos conteúdos:  O conjunto de conteúdos dispostos no livro e totalmente de acordo com o currículo, ajuda  para que o aluno possua habilidades para resolver situações problemas cotidiana , estimativa e uso variáveis e a leitura matemática , compreender os usos da matemáticos na sociedade atual, tem competência para enfrentar problemas e compreender.

Linguagem: Com varias  ilustrações que estimulam o interesse, o  conhecimento e aprendizagem dos alunos, o livro de Marilia Centurion e Jose Jakubovic, possui uma linguagem clara e precisa de modo que aluno possa aprender mais e até tirar algumas dúvidas apenas com a leitura da matéria.

Texto e explicações: Como foi dito no item anterior, seu texto é bastante explicativo, auxiliando bastante a novos professores e aos alunos. Com uma linguagem de fácil interpretação além das explicações com quadrinhos, o aluno terá bastante facilidade ao utilizar este livro.

Atividades: Suas atividades estão dispostas de uma maneira que possa proporcionar aos alunos um estimulo a solução de problemas, enfrentando novos desafios.  Possuem um grau de complexidade maior onde são  transmitidos um pouco do prazer que  matemática nos dá,  com problemas desafiadores, as investigações que levam a descobrir padrões surpreendentes, o trabalho em torno de arte e geometria.

Livro do professor: O livro do professor apenas  contém as respostas,  e possui toda a explicação dos exercícios , assim não deixa que os professores fiquem perdidos e possam relembrar uma matéria vista a mais tempo não comprometendo  aprendizagem dos alunos. Além de tudo isso ainda traz um guia e recursos didáticos no fim do livro  que auxilia o professor em seu trabalho com sugestões sobre planos de aula, distribuição de aulas, o ensino tradicional e o novo ensino, os temas transversais, como ensinar a matemática hoje, ouso de computadores uso de jogos abordagens históricas, distribuição dos tópicos de cada conteúdo do sexto ao nono ano, avaliações e como avaliar, o uso da calculadora, do computador e da internet, interdisciplinaridade.

  1. Ponto de vista do aluno:

Transmissão de conhecimentos: Os conteúdos são transmitidos de maneira clara e descontraída, com uma ótima explicação ao meu ponto de vista. Os conteúdos estão em seqüência, de forma que facilita o entendimento do aluno, cheio de tópicos e textos para aprofundar o conhecimento e despertar o interesse do aluno na matemática. Os autores buscam educar ao invés de simplesmente expor conteúdos. Foram selecionados para este livro os temas: Possibilidades e probabilidade, matemática comercial, Números reais, estudo da álgebra: usando variáveis, Equações e sistema de equação resolução algébrica, grandeza e medidas, polígonos e medidas de ângulo, triângulos, quadriláteros e circunferência e fatoração e multiplicação de polinômios.

 Desenvolvimento de capacidades e competências: As atividades propostos têm a intenção estimular a capacidade lógica de raciocino  de que os alunos tenham a capacidade de analisar textos, tirar conclusões, pesquisar nos dicionários, estimular a responsabilidade, auto avaliação, e mostrar aspectos bons e maus da sociedade. O livro didático força o aluno a pesquisar e desenvolver um raciocínio melhor com vários problemas propostos para os alunos. Sua estrutura faz com que o aluno aprenda a interpretar um texto e discuti-lo criticamente, discutir idéias oralmente, jogos e experimentos, trabalho cooperativo aluno professor, reforço para que aluno possa estudar sozinho em casa, objetivo do capitulo para que se possa avaliar o que foi aprendido, mostra a relação da matemática como mundo, testes que proporcionam a auto avaliação  para que o próprio aluno teste seus conhecimentos,dicionário para que o aluno possa pesquisar o termos matemáticos que não conhecer e respostas para que o aluno possa ver onde errou casa não esteja perto do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com