TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica Multi/Intercultural: Sobre Interlocuções Teóricas e Construções de Objetos

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]

                Centro de Educação e Humanidades[pic 2]

Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

A despeito, todavia, dos eventuais riscos ocasionados por modismos acadêmicos, a dimensão cultural não pode ser mais negada ou negligenciada quando se trata de “ler” ou dar sentido às práticas sociais que nos são contemporâneas. Desde a primeira metade do século passado, o olhar da Antropologia legitima falar de culturas, no plural.

(GABRIEL, Carmen Teresa. Didática crítica multi/intercultural: sobre interlocuções teóricas e construções de objetos. In: CANDAU, Vera Maria [org.]. Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006).

Questão 1: (8,0 pontos)

Nesta avaliação, você será convidado a olhar para a “humanidade”, através de um movimento contemporâneo que analisa as práticas pedagógicas de forma contextual. Isto implica em reconstruir conceitos fundamentais da Didática que, dia-a-dia, compõem a sua formação como professor/professora.

[pic 6]

O desafio está na elaboração de um planejamento didático para ano escolar do Ensino Médio que tome como ponto de partida o documentário Human vol.3.

[pic 7]

Planejamento didático

Preencha as informações iniciais.

Seu curso de formação: Licenciatura em Matemática.

Disciplina do Ensino Médio: Matemática.

Leia um trecho da apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Bases Legais:

“Partindo de princípios definidos na LDB, o Ministério da Educação, num trabalho conjunto com educadores de todo o País, chegou a um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Tínhamos um ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Ao contrário disso, buscamos dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização; evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade; e incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender.” (Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf)

  1. Justificativa para uso do documentário Human, como recurso didático selecionado para “dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização”. (2,0 pontos)

Resolução:

O documentário Human mostra muitas pessoas de muitos países e culturas diferentes que não tiveram a oportunidade de ter um estudo, um trabalho, uma oportunidade na vida e o motivo não é pelo qual não quiseram, mas sim porque não tiveram incentivo, ou porque moravam em lugares com certa falta de conhecimento onde outras coisas eram mais importantes que estudar, como por exemplo, comer e se manter vivo. Esse documentário faz você ter uma reflexão sobre como aproveita as oportunidades que pode ter, como estudo, alimentação, moradia. Faz-se pensar como milhares de pessoas querem muito o que você tem mas não dão importância. Por meio desse documentário, quero que os alunos se põe no lugar das outras pessoas que não possuem nada, as pessoas mais pobres e enxerguem que, enquanto eles podem correr atrás e ter tudo “ fácil “, outros não podem. Existem muitas pessoas espalhadas pelo mundo que querem uma oportunidade para estudar, mas não têm, e muitas outras que tem essa oportunidade, mas a desperdiçam. Esse documentário te faz refletir o quão importante são as oportunidades de estudo. Serve pra mostrar e dar significado ao conhecimento escolar e a falta que ele faz.

  1. Objetivo geral no qual este planejamento está inserido (1,0 ponto):

Resolução:

O objetivo geral desse planejamento é fazer com que os alunos aprendam por completo os conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina, principalmente em matemática que é a minha disciplina, fazendo com que eles apliquem os conhecimentos matemáticos em diversas situações do dia a dia. Mostrar aos alunos as relações que a disciplina têm com a realidade, na pratica e não somente na teoria. Desenvolver o raciocínio e a capacidade de cada aluno para resolver situações e problemas matemáticos que cercam o seu cotidiano. Trazer aos alunos assuntos e problemas sobre o conteúdo que está sendo abordado para que ele procure e chegue a um resultado através de tudo que aprendeu, dos seus conhecimentos.

  1. Objetivo específico (1,0 ponto): (Consulte a Aula 14 e verifique que o objetivo específico precisa ter relação direta com o objetivo geral.)

Resolução:

O objetivo especifico desse planejamento é trazer problemas do cotidiano, situações em que ele possa aplicar o conteúdo aprendido para ter certeza de que aquilo foi aprendido. Sempre estar exercitando a mente dos alunos com exercícios, pois nada pode ser esquecido, um conteúdo complementa o outro. Em matemática, trazendo problemas de probabilidade e estatística para por em prática o conteúdo que foi aprendido com problemas que envolvem a realidade, por exemplo, para se ter uma estimativa sobre quantas pessoas habitam em um local, ou até mesmo qual deve ser o tamanho de uma casa, suas dimensões e tudo mais.

  1. Conteúdo vertical a ser trabalhado (1,0 ponto):

Resolução:

- Conjuntos numéricos ( Números Reais, Números Irracionais, Números Racionais, Números Inteiros e Números Naturais. )

- Funções e problemas que envolvem funções.

- Equações e problemas que envolvem equações.

- Inequações e problemas que envolvem inequações.

- Probabilidade e estatística.

- Polígonos.

- Figuras Planas.

- Progressão Aritmética.

- Progressão Geométrica.

  1. Conteúdo horizontal a ser trabalhado (1,0 ponto):

(Importante: Consulte os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, referentes ao seu curso de formação, e selecione um conteúdo vertical e um conteúdo horizontal, conforme estudado na Aula 15. Os alunos do curso de Turismo poderão escolher uma das disciplinas contempladas pelos PCNs.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (343.8 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com