TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso pedagógico

Ensaio: Curso pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Ensaio  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

Resposta: Limites geográficos, meio ambiente, localização, economia, sociedade, cultura, elementos naturais, política. Saber sobre horários e rotas que irá traçar todos os dias, seja indo para a escola, trabalho ou para fazer lazer nos fins de semana; industrialização; economia estadual, nacional, globalização; como cuidar e preservar o planeta em que vivemos para continuarmos tendo qualidade de vida; saber não apenas do espaço em que vivemos, mas do espaço geográfico como um todo: cidades, países, continentes, climas, vegetação, espaços e sociedades e analisar as situações da atualidade criticamente.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

Resposta: Trazer a realidade dos alunos, com filmes, noticiários, acontecimentos, tornar a geografia prazerosa, desenvolver projetos para que as crianças aprendam a conviver com essa violência, sem tornar-se violento, e demais temas, Cultura – músicas que pregam a paz, poesias, versos, prosa, Valores – importância da família, amizade, religião, usando como ferramentas as tecnologias.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

Resposta: O lugar de nascimento pode ser alvo de muitos conteúdos, como o levantamento da quantidade de pessoas que saíram para estudar fora ou para trabalhar fora. Ou mesmo em uma rua fazer um levantamento sobre as idades das pessoas naquela determinada rua e montar uma tabela e gráficos.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

Resposta: Zona urbana é a área de um município caracterizada pela edificação contínua e a existência de equipamentos sociais destinados ás funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação.

Um dos pontos negativos é a grande produção de lixo e o destino inadequado desses resíduos. Lixões são formados a céu aberto, fato que provoca a poluição do solo, da atmosfera, da água subterrânea, além de gerar muitas doenças.

Os congestionamentos no trânsito, a violência, moradias em locais inadequados, desigualdade social e população em situação de rua são outros problemas comuns nos grandes centros urbanos brasileiros.

Por oposição a zona urbana, definem-se as zonas rurais (ou o meio rural, ou campo) como as regiões no município não classificadas como zona urbana ou zona de Expansão Urbana, não urbanizáveis ou destinadas à limitação do crescimento urbano, utilizadas em atividades agropecuárias, agro-industriais, extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental.

Muitas pessoas buscam sair da rotina estressante da zona urbana, e encontram na zona rural uma forma de descanso. Entre as atividades realizadas no campo estão: trilhas ecológicas, cavalgadas, banhos em cachoeiras, etc.

A zona rural também tem as importantes funções de preservar a biodiversidade de um determinado local, garantir a qualidade da água e manter as terras indígenas. Nesse sentido, as Unidades de Conservação foram criadas com o intuito de preservar o patrimônio ambiental e cultural do país.

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

Resposta:

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

Resposta: Surge então a Geografia Crítica ou geografia do povo. Cuja visão contemplava não apenas interesses econômicos, mas também e principalmente os direitos da população e meio ambiente.

Atualmente, os estudos geográficos são de grande importância para a sociedade e o desenvolvimento sustentável. Ela evoluiu para uma visão marxista, onde a geografia crítica explica a organização do espaço a partir dos modos de produção. Em sua concepção, é necessário que o aluno pense o espaço de forma crítica e compreenda a serviço de quem o espaço é organizado.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

Resposta: Objetivo: Trabalhar o tema da água dentro de um contexto interdisciplinar.

Metodologia:

Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida.

Passar um vídeo sobre o clico da agua e entregar um texto sobre o tema água para leitura em grupo e individual.

Realizar perguntas do tipo: De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Quais doenças são transmitidas pela água?

Fazer a leitura coletiva do texto abaixo sobre a agua.

Atividades em grupos: depois da leitura realizada do texto fazer um traço das classes gramaticais usando lápis colorido em grupos de três alunos cada. Traço vermelho para verbos, verde para artigos, azuis para substantivos e rosa para preposições.

Desenhar em uma folha separada o ciclo que faz a agua. (Atividade para artes e português: leitura visual por meio de desenho).

Plano de Aula de Geografia - Tema: A estatística da água

Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com