TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA FRENTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEEVALE

ANANDA DE OLIVEIRA

ISMAEL BOEIRA

DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA FRENTE A

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

.

NOVO HAMBURGO, 05 DE JUNHO DE 2017

 


SUMÁRIO

ESCREVER O TÍTULO DO PROJETO        3

1 TEMA        3

2 JUSTIFICATIVA        3

3 PROBLEMA        5

4 HPÓTESES ou QUESTÕES DE PESQUISA        5

5 OBJETIVOS        5

5.1 GERAL        5

5.2 ESPECÍFICOS        5

6 EMBASAMENTO TEÓRICO        6

7 METODOLOGIA        6

REFERÊNCIAS        13


1 - TEMA   

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA FRENTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

2  - JUSTIFICATIVA

A escola como espaço de diversidade e acolhimento  tem por maior objetivo a promoção de uma educação cidadã, democrática e acessível a todos e a todas, independentemente da sua etnia, condição social, física, de gênero ou religião de seus sujeitos.

Dentre  seus objetivos, busca a inclusão sem distinções, buscando a promoção de potencialidades, respeitando as capacidades e limitações de cada educando.  Esses ideias acompanham as mudanças e lutas da sociedade por igualdade, tornando a escola um lugar que amplie a visão de mundo, construindo saberes e valores que garantes os direitos humanos.

A pratica docente atualmente exige uma serie de renovações e reflexões acerca do papel que a educação exerce para com os indivíduos.  Principalmente no que tange a inclusão daqueles sujeitos que historicamente estiveram a margem da sociedade, renegados da educação de qualidade que lhes excluíram ao invés de acolher.

Devido ao crescente indicie de crianças com necessidades especiais  estar aumentando anualmente, percebe-se que a instituições de ensino  estão cada vez mais preocupadas com a chegada desses indivíduos.  O mesmo ocorre em todas as demais camadas da sociedade, entre professores, gestores, médicos, familiares e inclusive a camada política do pais, que  nos últimos anos vem criado uma serie de legislações que garantem o acesso e a permanência dessas crianças no ensino publico.

 Por isso,  vê-se a necessidade  de uma gestão escolar preocupada com tais desafios na busca de uma pratica na perspectiva democrática, procurando ferramentas que de fato garantam uma educação inclusiva  que não esteja limitada somente no papel e no campo teórico, mas comprometida com uma pratica diárias  condizente com a gestão democrática que tanto queremos ver implementada em nossas instituições de ensino.

Preocupado com tais questionamentos, a presente pesquisa visa identificar as principais demandas e desafios que as gestores escolares indicam como prioridades e problemáticas vivenciadas em suas praticas educacionais e administrativas.

Consideramos que os temas Gestão Democrática e Educação Inclusiva  são faces da mesma moeda da realidade  educacional e que juntas formam um paradigma da educação brasileira é evidente que um estudo mais aprofundado de  seus desafios possui relevância para possíveis superações de suas problemáticas.

Podendo assim, fazer  a  diferença no ambiente escolar

Desta forma, o presente trabalho  tenta buscar uma reflexão bibliográfica acerca da gestão democrática e os princípios da Inclusão, tendo esta última como foco.  Relacionando a democracia e a educação, criando provocações e indagações quanto às políticas e práticas pedagógicas no contexto da inclusão e da educação de qualidade

.

3 - PROBLEMA

De que maneira a gestões escolares democrática dos município de Sapiranga e Novo Hamburgo têm  enfrentado os desafios da inclusão na educação infantil?

4 -  HPÓTESES

Acreditamos que dentre as possíveis problemáticas que ao longo da pesquisa poderá se apresentar como desafios enfrentados pelos gestores estão relacionados com questões como:

  • Formação  especifica para professores
  •  Contração de apoios e auxiliares de inclusão
  •   maior participação e engajamento com familiares e comunidade
  • Melhorias e Reformas estruturais dos espaços físicos

5 - OBJETIVO

5.1  - Identificar desafios da Gestão Escolar Democrática frente a educação inclusiva.

5.2  - OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Analizar os marcos históricos e legais que permeiam a educação especial inclusiva e a gestão escolar.
  • Conhecer os instrumentos de formação e capacitação voltadas as praticas do ensino de educação especial inclusiva.
  • Identificar as demandas estruturais,fisicas e humanas necessarias oara proporcionar plenas condições do desenvolvimento do aluno.
  • Reconhecer o papel da familia como agentes fundamentais na construção de uma verdadeira educação inclusiva.

6 EMBASAMENTO TÉORICO

Constituição da República Federativa do Brasil.

 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei9394/96)

 Maria de Fátima Cóssio

 Paulo Freire

7 -  METODOLOGIA DA PESQUISA

A metodologia empregada no presente trabalho, desenvolve-se de forma   qualitativa,  analisando a documentação escola e utilizando de perguntas semiestruturas  direcionadas a indivíduos responsáveis pela gestão de instituições de ensino.  Dentre eles, diretores, vice-diretores e  coordenadores escolares, de duas escolas da rede publica. Sendo uma do município de Sapiranga e outra de Novo Hamburgo, escolas de periferia com perfil sócio econômico semelhante advindo de trabalhadores da área calçadista.

ISMAEL!  TO EM DUVIDA....

Acredito q daqui pra baixo até chegar na bibliografia  não entra no trabalho neh??

só futuramente na feira de iniciação neh?? pq se é pra entregar  todos os textos do desenvolvimento  não tá pronto e estamos

mtoo ferrado kkkk kkkk



CAPITULO 1 - CONCEITOS E BASES LEGAIS  PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

 Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (250.3 Kb)   docx (465.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com