TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Apresentados Pelo Estado Frente A Emergência Da Sociedade Da Informação.

Trabalho Escolar: Desafios Apresentados Pelo Estado Frente A Emergência Da Sociedade Da Informação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Devido as transformações tecnológicas que estão e constante evolução ano após ano e a facilidade de criar conteúdos na rede podendo compartilhá-los com todo o mundo em questão de segundos, atingimos assim cada vez mais uma grande gama de pessoas, e as informações estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis ao ser humano. Com isso, a informação passou a ser tratada como um recurso fundamental para o desenvolvimento da sociedade e, o Estado, os agentes econômicos e vários países tem procurado se adaptar a esse contexto. O estado utiliza o acesso a informação para a manutenção da sua soberania, sendo utilizadas na maioria das vezes em instituições legislativas, executivas e judiciárias. Porém, é necessário haver um preparo do governo para saber lidar corretamente com estas tecnologias e inseri-las na sociedade sem que ocorra grandes impactos.

O artigo descreve os principais desafios encontrados pelo Estado para que possa tornar-se efetiva a construção de uma sociedade da informação no Brasil. Dentre várias dificuldades enfrentadas, são citados três fatores como principais: Analfabetismo, o acesso do cidadão comum às novas tecnologias de informação e a capacitação dos recursos humanos lotados na burocracia estatal. Para tentar sanar estes problemas, cabe aos governos, na escala federal, estadual e municipal, desenvolver políticas de informação, diretrizes e ações estratégicas capazes de preparar os cidadãos para o uso das ferramentas tecnológicas, orientando-os para um uso eficaz nos campos da cultura, da política, economia do país e também para ter o livre acesso às informações públicas que são proporcionadas pelo próprio governo em portais e sites de transparência na web.

Com isso Novas medidas foram tomadas e diversos programas de capacitação e de integração tecnológica foram criados por parte do estado. O programa sociedade da informação, idealizado com 1996, utiliza os serviços da computação, comunicação e informação para estruturar as bases para uma ação de alcance nacional, elevando o número alto de cidadãos conectados à Internet. Já o projeto Alfabetização Solidária, é uma iniciativa de grande importância no combate ao analfabetismo no Brasil.

Apesar das diversas tecnologias disponíveis na sociedade, na escola pública pouco inovou-se nos métodos de ensino, geralmente há muitas tecnologias disponíveis nas escolas: ferramentas de mídia (texto, imagem, som), kits de robótica, tablets e laboratórios de informática equipados com máquinas. Estes são alguns dos equipamentos que muitas escolas no Brasil possuem, porém não há um uso devido destas ferramentas e os métodos de ensinos por meio de auxílios tecnológicos deixam muito a desejar. Muitos professores não recebem uma formação necessária do governo para pôr em prática na sala de aula uma nova forma de ensino utilizando como o apoio as novas ferramentas disponíveis, ou então muitos se recusam passar por uma formação básica e preferem continuar numa metodologia de ensino completamente tradicional.

Portanto, faz-se necessário que o Estado não apenas forneça as tecnologias para servir de apoio nos processos de ensino-aprendizagem, mas também ele deve planejar e criar novas estratégias e programas sociais com fins de fornecer acesso e apoio para todos os cidadãos do país, também faz-se necessário que todos os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com