TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO MOTOR E SOCIAL: UM ESTUDO DO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ARISTÓTELES FREIRE ARNOUD NO MUNICÍPIO DE NOVO AIRÃO

Por:   •  1/10/2018  •  Artigo  •  17.547 Palavras (71 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 71

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DESENVOLVIMENTO MOTOR E SOCIAL: UM ESTUDO DO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ARISTÓTELES FREIRE ARNOUD  NO MUNICÍPIO DE NOVO AIRÃO

NOVO AIRÃO

2018

DOUGLAS SOUZA DE MEDEIROS

DESENVOLVIMENTO MOTOR E SOCIAL: UM ESTUDO DO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ARISTÓTELES FREIRE ARNOUD   NO MUNICÍPIO DE NOVO AIRÃO

Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Educação Física, como requisito parcial à obtenção do Título de Licenciatura em Educação Física, da Universidade do Estado do Amazonas.

Orientador: Professor Mestre Altemar Vieira Conegundes

NOVO AIRÃO

2018

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DESENVOLVIMENTO MOTOR E SOCIAL: UM ESTUDO DO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ARISTÓTELES FREIRE ARNOUD   NO MUNICÍPIO DE NOVO AIRÃO

Elaborado por: Douglas Souza de Medeiros

Aprovada por todos os membros da Banca examinadora foi aceita pelo Curso de Educação Física e homologada pelos membros da banca, como requisito parcial à obtenção do título de:

                        LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

                        Novo Airão, 06 de junho de 2018

                        BANCA EXAMINADORA

                                 

                        _________________________________________

Nome do Orientador (Departamento)

        Altemar Vieira Conegundes

                        _________________________________________

Nome do Professor Examinador 1 (Departamento)

        Otto Franco Pereira

                        _________________________________________

Nome do Professor Examinador 2 (Departamento)

  Eliete Andrade Melgueiro

[pic 1]

   

Dedico esta monografia a Deus, irmãos, amigos e todas as pessoas que ao longo da caminhada sempre me incentivaram a não desistir no meio do caminho e, de alguma forma me apoiaram e me ajudaram a vencer os desafios de todos os dias, em especial aqueles que sempre estiveram do meu lado a minha família, pelo amor e dedicação ao longo desta empreitada.

AGRADECIMENTOS

A Universidade do Estado do Amazonas, na pessoa do coordenador Dr. Jefferson Jurema, pelo excelente trabalho à frente do curso de licenciatura em educação física, selecionando os melhores professores, para oferecer um ensino de qualidade, contribuindo para formação de bons profissionais de educação física.

A todos os professores que ministraram a aula no Curso de Licenciatura em Educação Física através da aula mediada IPTV na pessoa da coordenadora Dr. Miriam Abecassys.

Ao Meu Orientador Prof. Msc. Altemar Vieira Conegundes por sua dedicação e profissionalismo que sempre nos incentivou a sermos um bom profissional e me orientou nessa linha de pesquisa, desenvolvimento motor e social

A escola Municipal Aristóteles Freire Arnoud, na pessoa da gestora professora Neliane Martins pelo apoio e oportunidade de realizar a pesquisa nesse ambiente de ensino.

A minha mãe, Marilene Souza de Medeiros que mesmo sendo viúva sempre se esforçou para me dá uma boa educação, sempre me incentivou nos meus estudos sempre presente na minha.

A minha esposa, Aline Cristine Medeiros Santiago que sempre me incentivou, a ir até o final dessa caminhada, sempre do meu lado nos momentos difíceis.  

Ao meu filho Douglas Gabriel Medeiros Santiago, umas das razoes que me deu força para não desistir no meio do caminho.

Aos meus irmãos Francisco Divino Souza de Medeiros, Marinete Souza de Medeiros, Raquel Souza de Medeiros, Marileia Souza de Medeiros e Deise Souza Batista pelo companheirismo e amizade.

Aos meus pastores e irmãos de igreja pelos os incentivos que me deram, sempre dizendo que eu iria conseguir.

Muito obrigado, agradeço a Deus pela vida de cada um de vocês e peço a ele que ilumine seus passos e abençoe suas vidas meu muito obrigado.

Segundo Piaget (1975 apud MAFRA, 2008, p. 11): “através da brincadeira, a criança se apropria -se de conhecimentos que possibilitarão sua ação sobre o meio em que se encontra”, ou seja, por meio das atividades vivenciadas nas aulas de educação física o aluno será moldado e modificado a partir das novas experiências vivenciadas em grupo, que o mesmo aprenderá a viver em sociedade e lhe dar com conflitos do dia a dia.”  

RESUMO

        

Esse estudo é um projeto de pesquisa, que visa  investigar o conprometimento motor e social dos alunos do 5º ano da educação básica do município de Novo Airão. Visto que a ausência de professores formado na disciplina de educação fisica, pode de alguma forma contribuir para o comprometimento do desempenho motor dos alnunos,  no municipio de Novo Airão. Alguns alunos podem apresentar comprometimento no seu desenvolvimento motor,que de alguma forma afeta seu convivio   social. Nos dias de hoje, alguns alunos ao ingressar no ginásio, tem demonstrado alguns desinteresses pela disciplina de educação física, talvez pelo fato desses alunos não ter sido acompanhado desde os anos iniciais por da educação basica por um profissional da área  da disciplina de educação fisica. Diante disto a pesquisa será  descritiva com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizará bateria de testes motores EDM (escala de desenvolvimento motor) de Francisco Rosa Neto, aplicação de questionario, para avaliar o repertório de habilidades sociais. com os alunos idade com 10 anos de idade, do 5º Ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aristóteles Arnoud Freire do Município de Novo Airão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.2 Kb)   pdf (471.4 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com