TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTUDO DO SERVIÇO SOCIAL DOS PROFISSIONAIS

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO ESTUDO DO SERVIÇO SOCIAL DOS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhaguera

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

TRABALHOS DE CAMPO DA DISCIPLINA

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

RELATÓRIO

ESTUDO REALIZADO COM PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL

Equipe:

José Aroldo Santos

Maria Edneide Moura da Silva

Michele

Michelly Pauline Vieira da Silva

Aluna: não sei o nome

Professora:

Mércia Gomes

Maceió

Março - 2011

Título:

Mudanças no Mercado de Trabalho do Profissional de Serviço Social

Resumo:

È notório que o Serviço Social sofreu diversas mudanças ao longo do tempo. Pode-se citar como um dos seus maiores avanços foi o reconhecimento como profissão, assim deixando de ser conhecida apenas como um serviço de caridade (igreja) e filantropia (sem fins lucrativos).

Anexados a essa vitória, a implantação do código de ética passou a exigir mais desse profissional, pois, a partir daí seus direitos e deveres aumentavam significativamente para poder dar suporte à grandiosidade da conquista. Como toda profissão, os primórdios do Serviço Social eram um tanto carentes, tanto em campo de atuação dos profissionais como em reconhecimento amplo desses e os benefícios que este traria (padronização de salários, regalias, da profissão regulamentação e respeito para com o profissional).

Além das mudanças no contexto geral da assistência social, é possível perceber que a formação do profissional também evoluiu. As faculdades passaram a exigir mais de seus alunos, formando assim profissionais, capacitados e mostrando-lhes as vertentes da profissão.

INTRODUÇÃO

Os contornos neoliberais que se dão no auge da crise global de expansão do capitalismo, permeiam a prática do assistente social e promovem o delineamento de um novo perfil profissional.

Nos últimos anos, com a promessa de crescimento econômico, ocorrem rearranjos políticos executando sistematicamente o receituário neoliberal. As conseqüências deste processo podem ser comprovadas no aumento da pobreza e miséria.

Isto se percebe inclusive nos dias de hoje, mesmo com a existência de Políticas Públicas, como a Política de Assistência Social, que visa à inclusão social do cidadão nas demais políticas sociais.

Estas transformações societárias vêm implicando, não só na emergência de novas demandas para o Serviço Social, como na necessidade premente de redimensionar a formação profissional a partir de procedimentos investigativos que tomem como objetivo as mudanças do espaço ocupacional do Assistente Social.

Ademais, é preciso pensar a formação profissional sob a égide curricular, considerando que é em suas escolas que o Serviço Social estimula elementos constitutivos à formação acadêmica e profissional dos futuros assistentes sociais.

Para o desenvolvimento da pesquisa, parte-se do contexto histórico e evolutivo, cheio de transformações ao longo do tempo que vem sofrendo o Serviço Social enquanto profissão. Será utilizada pesquisa bibliográfica e documental e também aplicado um questionário, com questões abertas a profissionais do Serviço Social, que atuam em Programas Sociais, entre outros.

DESENVOLVIMENTO:

O Serviço Social, na efervescência dos anos 90, traz como prioridade a busca pela qualidade dos serviços prestados, coloca em evidência a ética da profissão, engloba toda uma dimensão política, econômica e social que vêm determinando a condição de vida “homem” e tem influência direta na prática profissional do Assistente Social bem delineado assim um novo perfil profissional.

Ainda nos 90, passaram a se redefinir os termos da reforma do Sistema brasileiro de Proteção Social (que já havia iniciado nos anos 80 e registrada na Constituição de 1988), ocorrendo melhoria da efetividade das políticas, com a ampliação dos programas sociais. Entretanto, apesar das significativas mudanças os indicadores de pobreza e desigualdade apontam ainda gravemente para os limites dessas políticas.

Ocorrendo melhorias da efetividade das políticas com a ampliação dos programas sociais, com as mudanças e novas fundamentações teóricas sofridas, com base no marxismo e na Economia Política, houve a construção do Projeto Ético Político, maior inserção do Serviço Social nas instituições.

Esta realidade leva o Serviço Social a procurar novos rumos, ou seja, o Assistente Social tem que ultrapassar as tarefas burocráticas trazendo para si maiores responsabilidades, através da criação e otimização de novas propostas de atuação que traga respostas concretas as demandas onde o Assistente Social deve ser um profissional propositor e não executor.

As questões sociais movem a profissão, é através dela que atua quando há mudanças, há questões diferentes para serem discutidas, e o Serviço Social está inserido nesse contexto, pois quando existem mudanças nas políticas públicas de modo geral, em qualquer aspecto, a profissão precisa estar inserida com um papel importante de consolidar ou minimizar as questões sociais vivenciadas no momento.

Atualmente o Serviço Social se tornou uma profissão intensiva que busca principalmente a garantia e o acesso de direito, as camadas populares trabalhadora. A conglomeração financeira empresarial e a ela acoplada a modernização tecnológica e organizacional dos processos de trabalho industrial. Assim abrindo um leque para o profissional em outras áreas.

Essa abrangência significa mais campo de trabalho para o profissional e também um reconhecimento da necessidade dessa profissão, dando a ela a condição de trabalhar nas políticas sociais, públicas e privadas.

O Serviço Social, pela natureza deve atuar sobre as causas dos problemas sociais. Hoje o Assistente Social trata-se de um profissional dinâmico e com conhecimentos para propor intervenção e tratar as questões sociais com muito mais clareza, buscando intermediar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com