TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: APRENDIZAGEM E DESENVOVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA, INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO VIRTUAL E DIREITOS HUMANOS

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:
APRENDIZAGEM E DESENVOVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA, INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO VIRTUAL E DIREITOS HUMANOS





Creunilda Moura de Oliveira – RA 9608518248

Juliana Gomes Feitosa– RA 9608518186

Rosimeire Avelino de Sousa – RA 9608518230
Tatiane Soares da Silva Chagas – RA9608518167






DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora:    

Vanilde Gonçalves

Palmas-To, 25de Maio de 2015


SUMÁRIO

1.        Introdução        

2.Portadores de Necessidades Especiais _        

3.A importância do profissional especializado        

4.Desenhos feitos pelas crianças        

5 Considerações Finais  _        

6.Referencias Bibliográficas        

        

  1. Introdução                                                                        3

 

          Por muito tempo perdurou o entendimento de que a educação especial, organizada de forma paralela á educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem á estrutura rígida dos sistemas de ensino.

         Os alunos com necessidades especial já identificada necessitam de acompanhamento com profissionais capacitados para uma melhor adaptação nas escolas.

          Para que haja inclusão dos portadores de necessidades especiais, e fundamental que as escolas e instituições estejam adequadas às necessidades de cada aluno.

          No processo de inclusão a família e de suma importância, pois contribui para despertar o interesse da criança para ingressar na sociedade.

          Para o profissional especializado e importante que o aluno com necessidades especiais seja inserido em salas regulares com ajuda de auxiliares para um bom desempenho, no entanto para outros, os alunos precisam de salas especializadas e com profissional da área.

          Atualmente existem diversos meios de informação para auxiliar no conhecimento e no desenvolvimento da inclusão dos alunos com necessidades especiais, que são: Sites, Blogs, e documentários, entre outros.


2. Portadores de necessidades especiais                             4

São portadores de necessidades especiais os alunos que apresentam necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio da aprendizagem curricular correspondente a sua idade.

               A Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades/superação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas as necessidades educacionais especiais, garantindo:

Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior;

Atendimento educacional especializado

Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;

Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissional da educação para a inclusão escolar;

Participação da família e da comunidade;

Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; e

Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

 Fonte: (Marco Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.)

            A atual política nacional de educação especial aponta para uma definição de prioridades no que se refere ao atendimento especializado a ser oferecido na escola.

As escolas precisam estar preparadas para incluir os alunos com necessidades especiais, é fundamental que seja identificada a forma mais adequada de comunicação para cada aluno.

A inclusão social e a transformação interação, crescimento mutuo e a busca do novo. A escola tem que se adaptarpara receber os alunos com necessidades especiais. No ingresso dos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e avaliado a questão estrutural da escola ou instituição, avalia-se também a desenvoltura dos pais no que diz respeito a inclusão.

Uma vez que diagnosticado pelo medico cabe ou pedagogo a missão de avaliar a questão da necessidade do aluno praentão preparar o planejamento com o acompanhamento dos pais, para que os mesmos possam dar continuidade ao processo de aprendizado e inclusão do aluno.

E importante que os profissionais da ária leve em consideração a igualdade social para que os alunos PNE se sintam iguais como um todo no corpo escolar, levando em consideração o cronograma educacional.Eimportante ressaltarque os alunos PNE são todos aqueles que de uma forma ou de outra tem dificuldade no aprendizado ou inclusão.

O aluno PNE será capaz de acompanhar o ensino na modalidade normal? Ouos alunos na modalidade normal ao sistema dos PNE?

 Ambos sofrerão prejuízo, de um lado pela dificuldade de acompanhamento dos conteúdos e falta de planejamento próprio, e do outro pela retroação do aprendizado.

Alguns especialistas defendem que os alunos com Necessidades Especiais devem ser educados em salas regulares, junto com os demais alunos. Devemos defender a idéia de que

                        5

ambos estudem os mesmos conteúdos e na mesma sala de aula, mas tendo revisão dos conteúdos ministrados em sala com o seu professor especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (451 Kb)   docx (299.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com