TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

CURSO DE PEDAGOGIA

Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto

Disciplina: Psicologia Educacional II

Aluno (a):  Aline Maria Pereira do Nascimento

RESESUMO

 PAUL HENRI  HYANCINTHE WALLON

PARNAÍBA-PI

2018

Henri Paul Hyancinthe Wallon foi um um filósofo,psiquiatra,pesquisador do desenvolvimento infantil,educador e político francês que nasceu e morreu em Paris(1879-1962).Vindo de uma família rica e de tradição universitária republicana se formou nesse mesmo contexto.

Foi aceito na Escola Normal Superior em 1899 e aos 23 anos se formou em Filosofia.Ministrou aulas de filosofia no ensino secundário e depois de um ano começou a estudar medicina.

De 1908 a 1931 trabalhou com crianças portadoras de deficiência mental. Seu primeiro trabalho, Délire de persécution. Le délire chronique à base d'interpretation (“Delírio de perseguição. O delírio crônico na base da interpretação”), foi publicado em1909 e foi produzido a partir das observações de crianças de 2 a 15 anos internadas nos hospitais psiquiatras que ele trabalhou.

Em 1914 serviu durante meses como médico no Exército francês e esse contato com lesões cerebrais sofridas pelos soldados o fizeram reformular suas ideias sobre a neurologia que havia feito com as crianças.

Em 1922 fundou uma escola na periferia de Paris com o objetivo de pesquisar o desenvolvimento psicológico da criança no ambiente escolar.Acreditava ainda que a psicologia e a pedagogia deveriam andar juntas,pois,ambas tem muito a oferecer uma a outra.

Wallon foi um homem engajado nas questões sociais.Ciente dos problemas e dos desafios de sua época lutou por uma sociedade mais justa e foi defensor do que lhe parecia justo.

Por conta de sua filiação ao Partido Comunista e seu trabalho de resistência foi considerado foragido pela Gestapo e em 1945 produziu sua maior obra Les origines du pensée chez I'enfant.

Se destacou por conta de seu projeto pós Segunda Guerra Mundial que falava que a formação do indivíduo favorecia o desenvolvimento de aptidões individuais e sua formação de cidadão.Esse projeto é considerado a realização concreta de seu pensamento pedagógico.

A sua teoria do desenvolvimento ficou conhecida por muitos autores como Psicogênese da Pessoa Completa. Sua base epistemológica é o materialismo dialético marxista.

Ela o oferece a fundamentação epistemológica que ele precisa para a construção de sua visão de integração entre organismo e meio e o princípio metodológico para estudar os processos psíquicos da criança.

A obra A evolução psicológica da criança pontua as ideias fundamentais do modelo dialético relacionadas ao desenvolvimento da criança.

O desenvolvimento psíquico da criança para Wallon é um processo cheio de conflitos.Marcado por incertezas,hesitações,conflitos.

Wallon acreditava que não é possível dissociar o biológico do social no homem.Suas primeiras relações são geralmente familiares,depois a escola e juntas são responsáveis por formar a personalidade da criança e prepará-la para a vida social e cidadã.

O homem varia de acordo com o tipo de sociedade em que vive e é essa sociedade que propícia a evolução ou a regressão psíquica da criança.Para Wallon,a observação e a comparação são inestimáveis para á psicologia da criança.

A sua teoria tenta o desenvolvimento do psiquismo humano,seu objetivo foi mapear uma psicogênese da pessoa completa.

No desenvolvimento psíquico da criança surgem conflitos chamados por Wallon de exógena e endógena.Exógena(ambiente da criança) e endógena(maturação nervosa).

A aprendizagem é um processo contínuo,constante,permanente em aberto e inseparável do processo de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com