TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da Oralidade por meio de um Projeto

Por:   •  7/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Proposta de Atividade

Tema: No Mundo da Fantasia.

Ensino da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil

UniAN Santo André – Unidade 3

Pedagogia / Turma: 5NA

Alunos (as):                                                    R.A.:

Cláudia Regina Amorim                                     2485838396

Paloma Monique Lourenço Oliveira                    1299109115

SANTO ANDRÉ

2016.

PROJETO

1) Introdução

                 O desenvolvimento da fala não ocorre de maneira natural, é preciso que a criança entenda como ocorre o desenvolvimento da linguagem e como ela pode se expressar, e para que haja esse desenvolvimento é necessária a mediação do adulto.

                 A linguagem oral, dentro do ambiente escolar, deve ser trabalhada intencionalmente, a fim de que as crianças possam aperfeiçoar a fala juntamente com os colegas no grupo, por meio da interação. A oralidade faz parte da rotina da criança, a partir do momento em que ela é inserida no mundo, essa interação se dá pelas canções que lhe são cantadas, as histórias, os diálogos daqueles que fazem parte de seu meio, posteriormente também há a reprodução da fala da criança por meio da repetição. A interação com os outros ocorre por meio do desenvolvimento da linguagem, para que haja compreensão.

                 A contação de histórias e o desenvolvimento de diversos tipos de atividades relacionadas à essas histórias, tem por objetivo contribuir para a aquisição da linguagem oral se utilizando do estímulo da imaginação. Através do lúdico e de uma maneira agradável para as crianças, serão promovidos momentos de interação, tais como: rodas de conversa, rodas de música, construção de objetos significantes relacionados a história que foi trabalhada.

                 A intencionalidade do projeto é desenvolver a oralidade por meio do reconto, da dramatização, da reprodução oral de seus conhecimentos relacionados ao conto, das canções, da inserção de novas palavras para reconhecimento e ampliação do vocabulário, dos diálogos propostos em relação aos personagens e também em relação à família e a as emoções.

2) Objetivo

                  Desenvolver a oralidade se utilizando da história do livro infantil “Chapeuzinho Vermelho”.

3) Publico Alvo

                  Crianças de 5 anos. Crianças de escola particular de 0 a 5 anos no bairro de Santo André.

4) Tempo Previsto

                  Duas semanas/ 10 aulas.

5) Atividades

  • Atividade 1.

Descrição: Através de uma roda de conversa, investigar e descobrir quais contos de fadas as crianças conhecem e quais são os preferidos. Procurar saber também, se há alguém em casa que conta histórias para elas.

Objetivo: Por meio dessa investigação, será possível dar início ao projeto tendo alguma noção do conhecimento das crianças em relação à proposta escolhida.

Avaliação: Diagnóstica.

Cronograma: 03/04.

  • Atividade 2.

Descrição: Contar a história “Chapeuzinho Vermelho”. Através de roda de conversa, perguntar quais personagens aparece na história, quais são as características de cada um, quais emoções são transmitidas pelos personagens.

Objetivo: Aumentar o vocabulário, através da descrição feita pelas crianças e a interação que ocorre.

Avaliação: Formativa.

Cronograma: 04/04.

  • Atividade 3.

Descrição: Através da TV de papelão, as crianças deverão recontar a história. Cada aluno irá recontar através de uma imagem da tela. O professor deverá ajudar a obter o maior número de detalhes.

Objetivo: Fazer com que a criança relembre os acontecimentos da história, contando ao seu modo, com detalhes para o restante do grupo. A fim de trabalhar o desenvolvimento da fala e da interação.

Avaliação: Formativa.

Cronograma: 05/04.

  • Atividade 4.

Descrição: Em roda de conversa, instigar as crianças a falarem de suas famílias. Explorar a importância da família, questionar o que gostam de fazer com seus familiares, quando eles se reúnem, onde gostam de passear, etc. Como atividade para casa, deverão construir a árvore genealógica de sua família.

Objetivo: Fazer com que a criança interaja com seus familiares a fim de conhecer a história de sua família, e posteriormente, por meio do diálogo, poder expor para seus colegas de sala as descobertas feitas a respeito.

Avaliação: Formativa 

Cronograma: 06/04.

  • Atividade 5.

Descrição: Cada aluno deverá citar os integrantes de sua família, “apresentando-os” aos seus colegas. Após todos falarem sobre sua árvore genealógica, a mesma deverá ser exposta para os demais, valorizando assim a família de cada um.

Objetivo: Fazer com que haja uma interação desenvolvendo o diálogo, a fim de expor o que sabem sobre seus familiares.

Avaliação: Formativa.

Cronograma: 07/04.

  • Atividade 6.

Descrição: Construiremos palitoches dos personagens da história. Cada um  poderá escolher o personagem que irá representar. Caso não haja consenso, o professor deverá intervir e através do diálogo tentar fazer com que todos fiquem satisfeitos com seus personagens. Posteriormente deverá ser feita a dramatização, se utilizando dos palitoches, cada qual com seu personagem.

Objetivo: Observar se há coerência na sequencia dos fatos da dramatização.

Avaliação: Formativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com