TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática Geral

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA GERAL

PLANO DE AULA

RA:

RA:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática Geral”, sob orientação do professor-tutor à distância: Ronaldo de Britto Soares.

PELOTAS

2012

PLANO DE AULA

Foi feita uma visita ao Instituto Estadual de Educação José Bernabé de Souza, onde assistimos a uma aula da Professora da Rosa, uma 3° série do ensino fundamental, há 26 alunos em sala de aula, onde a faixa etária é de 9 a 11 anos, a turma é bastante agitada, com dificuldades de concentração. A sala de aula é bastante decorada, com vários cartazes e trabalhos feitos pelos alunos. As crianças sentam-se em filas, sendo que quando a Professora faz alguma atividade diferenciada, ela organiza os alunos em círculos ou em grupos. Os alunos têm acesso à sala de informática, laboratório, biblioteca e percebe-se que os alunos têm um grande carinho pela Professora.

Com base na nossa visita feita, definimos que o tema da nossa aula será a Novela Carrossel, por que as crianças se identificam muito com esses personagens, pois os mesmos fazem parte da realidade deles, onde trabalharemos os Adjetivos e Substantivos Próprios e Comuns, tendo em vista que o conteúdo foi aplicado anteriormente, faremos uma aula de revisão e fixação dos conteúdos. Nossa aula terá como tempo de duração 45 minutos.

Com base nos textos lidos, procuramos descrever um pouco do que acreditamos serem didáticas prática e didática teórica. A didática teórica é aquela discutida e elaborada fora das salas de aula, com o desenvolvimento dos programas da disciplina, o plano de aula com seus objetivos, conteúdos, avaliação; já a didática prática seria o desenvolvimento do trabalho teórico; ou seja, seria praticar e trabalhar com aquilo que foi desenvolvido e elaborado na parte teórica.

Na didática teórica o planejamento aparece como um recurso fundamental para o desenvolvimento eficiente do processo de ensino, uma previsão de todas as atividades a serem desenvolvidas, tendo-se em vista o alcance dos objetivos visados.

Percebe-se ainda que o Professor desenvolva um trabalho restrito, que sua participação no processo de ensino-aprendizagem é parcial e que, infelizmente, os professores viraram prestadores de serviços; o que explica o baixo nível da educação brasileira no cenário mundial.

Após todo o estudo que foi realizado, definimos os objetivos da nossa aula, que serão: despertar o interesse em realizar as atividades; desenvolver a atenção e o raciocínio; classificar os substantivos próprios e comuns; completar o quadro com os adjetivos adequados.

A Professora fará uma conversa informal com os alunos sobre a Novela Carrossel, se eles se lembram dos personagens, se eles gostam de assistir a novela e logo após irá retomar verbalmente o conteúdo; substantivos próprios e comuns, que foram explicados anteriormente, em outra aula, logo após será entregue uma folha impressa com exercícios para que eles marquem com um x os substantivos que correspondem a cada um, próprio ou comum.

Após a correção desse exercício a Professora irá retomar verbalmente com os alunos os adjetivos e logo após entregará outra folha impressa com um caça-palavras para que os alunos coloquem os adjetivos adequados a cada personagem da Novela Carrossel. Logo após o término da atividade, será feita a correção e Professora terminará a aula com uma conversa sobre o que eles acharam dos exercícios relacionados com a Novela Carrossel.

Utilizaremos nessa aula como recursos de ensino a folha impressa e como recursos materiais, as folhas de oficio, tinta e impressora.

Para avaliar o aproveitamento dos alunos escolhemos três técnicas de avaliação, que serão primeiramente a observação, que é a técnica mais comum nas escolas, onde o professor observa o aluno enquanto ele está fazendo os exercícios em sala de aula e nas mais variadas situações. É uma técnica que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seus avanços nas atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.

Outra técnica de avaliação é a auto avaliação, onde a sua prática cria condições para que o aluno tenha uma participação mais ampla e ativa no processo de aprendizagem, por que ele tem a oportunidade de analisar seu processo nos estudos, bem como as atitudes e o comportamento diante do professor e dos colegas. Além disso, a auto avaliação tem uma função pedagógica, pois a consciência dos próprios avanços, limites e necessidades é a melhor forma de conduzir ao aperfeiçoamento.

E por fim o debate que nos permite nas situações de interação, trocar ideias com as pessoas, compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com