TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática: Organização do trabalho pedagógico

Resenha: Didática: Organização do trabalho pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA¹

CORDEIRO, Luciana Peixoto, Didática: Organização do trabalho pedagógico, Curitiba, Ibepex, 2007, pp. 83-102.

Segundo a autora: Cordeiro, o planejamento é uma questão inerente às pessoas. Planejamos o que vestir, o cardápio do jantar, a compra de um imóvel etc. temos sempre mais de um plano em mente.

Nas escolas não é diferente, necessariamente não da pra prever o que vai acontecer, mas pode sim, planejar. Criar metas a serem seguidas em função de objetivos. Podemos dizer ainda que planejar, é tomar decisões. Decidir antecipadamente o que, como, quando, onde e quem deve fazer.

A tomada de decisões é uma atitude gerencial que antecede o processo de planejamento como um todo. É uma tentativa racional por parte da gestão da escola de atingir os objetivos propostos pela organização.

No entanto, o planejamento só vai ter sentido quando tem uma intencionalidade: “o planejamento é uma questão política, na medida em que envolve posicionamentos, opções, jogos de poder, compromisso com a reprodução ou com a transformação. Planejar requer mudar algo. No âmbito escolar existem diferentes níveis de planejamento, como: Projeto Político Pedagógico – PPP, Plano Global, Planos de Estudos, Regimento Escolar, Plano de aula, dependendo de qual é o sistema de educação adotado pela escola.

Se tratando de Projeto Político Pedagógico – PPP, podemos dizer que trata da forma de organização do trabalho pedagógico, caracterizando a identidade da escola e servindo de referencial, de direção balizadora da práxis educativa. Neste sentido a escola vem ser o espaço onde o PPP é concebido, desenvolvido, avaliado, desconstruído e reconstruído, partindo do contexto sociocultural da comunidade escolar.

A escola ao elaborar seu PPP deve primeiramente fazer uma análise do seu entorno, pois precisará definir qual será seu foco principal de atuação, identificar ______________________

¹ Trabalho apresentado na disciplina: Didática, ministrada pelo professor Ivo Castro Oliveira

² Acadêmica do Curso de Licenciatura Integrada em História e Geografia – Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

seus alunos, suas necessidades, conhecer a realidade na qual está inserida, para que possa propor mudanças à comunidade, por meio da educação.

A construção do PPP tem que ser dinâmica, de modo que deve ser elaborado coletivamente, com o comprometimento de todos. Pois a construção coletiva é o que possibilita a legitimação e a sustentação do projeto, deixando claro que a responsabilidade é não somente da escola, mas da comunidade também.

Quando pensamos em construção coletiva do projeto político-pedagógico, precisamos ter presente que os sujeitos participantes desse processo necessitam ter entendimento e compreensão do que se está querendo para a escola, a partir do diagnóstico de sua realidade, de suas concepções de educação e de sociedade e das ações que devem acontecer para sua construção e efetivação.

O PPP, não deve estar somente no papel, deve ser planejado e posto em prática, o fazer pedagógico é o que vai consolidar aquilo que foi previsto. Através da prática poderemos fazer uma verificação, mas completa do que está, e do que não está de acordo com o planejado.

Sabe-se que um projeto não pode e não deve ser concluído de uma hora pra outra, pelo contrário requer um continuo processo avaliativo, para que se possa identificar lacunas, verificar se realmente está sendo desenvolvido o que inicialmente foi proposto.

Interessante à colocação de Cordeiro, quando diz: “pensar, repensar, refletir, agir, e repensar caracteriza uma espiral que está sempre em movimento. É esse movimento que precisa ser adotado no projeto da escola.”

Os educadores atuais devem estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com