TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática de História e Geografia

Por:   •  14/8/2016  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas Pedagógicas

Disciplina: Didática de História e Geografia

Professora: Cíntia Aguiar

Séries: 4a e 5a  

Curso: Pedagogia

Objetivos: Mostrar como os filmes são importantes recursos didáticos, contribuindo para o processo de aprendizagem. Trabalhar a interdisciplinaridade, os aprofundamentos históricos e geográficos, as reflexões sobre os aspectos sociais e econômicos, as discussões sobre métodos pedagógicos, gerar reflexões críticas sobre determinados contextos e pensar as relações educação-realidade social e professor-aluno.

Conteúdo abrangido: Cinema no ensino de História

Compreender a importância da História e da Geografia para a formação cultural do indivíduo. Estudar a História como ferramenta para a compreensão do mundo.

Etapa 1: Introdução de recursos audiovisuais no ambiente escolar

De acordo com CASTELLAR e ABUD (2012, p. 332, 333),

(...) é um equívoco acreditar que apenas documentários podem ser utilizados no ensino de História. Os filmes históricos, com sua própria construção da História, também podem ser interessantes, pois remetem o aluno à análise crítica da História.

(...) Ao fazer uso de filmes e da história construída no interior de suas narrativas, podemos confrontar outras fontes de conhecimento, o que nos permite despertar nos alunos uma série de operações mentais que estimulam a análise das relações entre as diferentes causas das mudanças históricas.

        

Refletindo sobre as considerações acima responda:

a) Você considera relevante a introdução de recursos audiovisuais e da tecnologia no ambiente escolar? Argumente mencionando exemplos de como um professor da educação básica pode utilizar tais recursos.

b) Quais são os cuidados que o docente deve ter ao utilizar um recurso didático, como por exemplo a transmissão de um filme?

c) Enquanto docente cite um filme que você utilizaria como recurso didático em uma aula de GEOGRAFIA ou HISTÓRIA do Ensino Fundamental. Escreva:

  • Nome do filme e uma breve sinopse.
  • Ano (série) que pretende aplicar.
  • A relação do filme escolhido com o conteúdo a ser ensinado (sendo este conteúdo de sua escolha) ou com algum tema relevante a ser trabalhado em sala de aula.
  • Quais os objetivos que você pretende alcançar com a utilização deste recurso, ou seja, o que você pretende transmitir aos alunos com este filme.
  • As atividades que poderiam ser realizadas pelos alunos após o filme.

Bibliografia sugerida:

CASTELLAR, Sônia (org.); ABUD, Katia. Ensino de Geografia e História  - Volume único. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.  (PLT)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com