TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática de História e Geografia

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]Didática de História e Geografia

Prof(a)°: Thaís Silverio

Grupo:

Alecsandra Saraiva Pierre

Carina Soares Santos

Guarulhos

2016

Cidade e cultura urbana na Primeira República

O autor explora, conjuntamente, dois temas que hoje despertam grande interesse entre pesquisadores e professores - urbanização e cultura popular. Ele parte da formação do universo urbano-industrial no Ocidente europeu para buscar uma melhor compreensão do complexo processo de crescimento de nossas cidades. Ao examinar em particular a formação das grandes metrópoles, na primeira metade do século XX, observa a substituição dos valores tradicionais, ligados ao mundo rural, por uma nova trama cultural própria do contexto urbano popular.

José Geraldo Vinci de Moraes

Professor de Metodologia e Teoria da História da Universidade de São Paulo (2003). Tem Pós-doutorado pela Université Paris-Ouest Nanterre (2015) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Possui graduação (1985) e mestrado (1989) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Editor da Revista de História (2012-2017) e membro do Ludens - USP (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq Entre a Memória e a História da Música. Realiza pesquisas sobre História da Cultura Brasileira, com ênfase na cultura musical e nas escuta dos sons. Pesquisa também aspectos da cultura da cidade de São Paulo, sobretudo a musical no período da Primeira República. É pesquisador CNPq 2 CA-AC desde 2006.

Urbanização no Brasil

O processo de Urbanização teve inicio na década de 40 com a expansão industrial, que foi promovida por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, nesta década houve um deslocamento dos habitantes da área rural para a cidade, este deslocamento foi chamado de êxodo rural.

Esses habitantes rurais foram para a cidade com o intuito de conseguir melhores empregos e para ter maior acesso a educação e saúde. Atualmente 80% da população brasileira vive em áreas urbanas.

Em 1940 bem mais da metade da população era da área rural, porém já em 1970 mais da metade dessa população se concentrava na área urbana., sabemos assim que dentre 100 brasileiros, aproximadamente 78 vivem nas cidades.

Cultura Brasileira

A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes, entre outros.

Com a miscigenação e convivência dos povos surgiu no Brasil uma cultura diferenciada que incluí os vários aspectos de cada cultura, entre esses diversos povos, os europeus foram os que mais influenciaram na formação da cultura brasileira, pois eles foram os primeiros a colonizar o país.

Porém, com a chegada dos escravos vindos da África a diversidade cultural se tornou heterogenia, os negros contribuíram com uma enormidade de elementos: na dança, música, religião, cozinha e no idioma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (497.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com