TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática do Ensino Superior

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

O PAPEL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA GESTÃO ESCOLAR

Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos e a informatização vêm crescendo cada vez mais no Brasil, pois as pessoas quase sempre se utilizam de instrumentos tecnológicos para diferentes aspectos de sua vida. Com base nisso, tornou-se necessário reconhecer que o ensino-aprendizagem também pode acontecer por meio dessas tecnologias e principalmente por meio da linguagem digital.

A educação brasileira hoje reconhece as inúmeras possibilidades de utilização desses recursos tecnológicos para melhoria das metodologias e até mesmo da didática do professor, uma vez que, o interesse do aluno volta-se totalmente para elas. Esses recursos seriam uma forma de tornar o ensino algo mais sedutor e ao mesmo tempo mais comprometedor para o aluno.

 Nesse sentido, a educação a distância é um dos mecanismos que utiliza essas novas tecnologias, para oferecer acesso ao conhecimento. Ela é uma modalidade de ensinar e aprender altamente democrática, uma vez que, iguala as oportunidades de acesso ao saber, ao conhecer e fomenta a educação permanente. Com ela, portas se abrem para muitos, cria-se a possibilidade do aprendizado sem fronteiras e em diversos níveis para um grande número de interessados, independente do espaço e tempo.

Assim, o ensino a distância é uma comodidade em relação a tempo, pois a conjectura social da atualidade exige que as pessoas se qualifiquem para o mercado de trabalho, e estas acabam recorrendo a EAD (Educação à distância) por terem a opção de fazerem seus horários de estudos, diferentemente da participação em um curso presencial. Para essas pessoas, se tornou necessário uma modalidade diferenciada de ensino, que pudesse atender a esse público específico, sem, no entanto, comprometer a qualidade desse ensino. É nesse momento, que se compreende a relevância da educação à distância, como uma alternativa de formação destinada a um público cada vez mais numeroso que busca principalmente aliar a vida pessoal, o trabalho à sua qualificação profissional.  

Com base nessa necessidade do contexto social, entendemos a educação á distância como instrumento didatizador do ensino, porém o educador desta modalidade de ensino precisa estar preparado para ser o mediador dos conhecimentos ensinados. Para isso, este deve ser um profissional, reflexivo, crítico, competente na sua disciplina e comprometido com o ensino, uma vez que, ele tem no ensino de tutoria, funções didáticas como: responsabilidade no processo ensino-aprendizagem; responsabilidade na sua ação tutorial; responsabilidades de desenvolvimento profissional; além da responsabilidade de orientar para a prática de prestação de serviços a comunidade, como acontece nas instituições de ensino presenciais.

Por outro lado, essa modalidade de ensino favorece e incentiva o desenvolvimento da autonomia do educando, enquanto sujeito de sua aprendizagem, pois ela lhe dá condições de gerenciar com responsabilidade e liberdade seus estudos e pesquisas direcionados das instituições formadoras, bem como: material de qualidade, orientações precisas, apoio e respostas às suas dúvidas, questionamentos e avaliação. Essa autonomia, por sua vez, propicia o encorajamento e eleva a auto-estima, abrindo ao educando condições de se perceber capaz de realizações nos níveis pessoal e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com