TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática e prática docente

Seminário: Didática e prática docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Seminário  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1 - Passo 2 Texto Crítico-Reflexivo

Devido a atual situação o professor tem que aprender a lhe dar com circunstancias nada agradáveis, uma delas é dar aula para um grande número de alunos. Esta situação interfere na baixa qualidade do ensino, pois certas crianças precisam ter uma atenção maior do professor, para que o mesmo atenda a necessidade especial de cada aluno, pois cada um absorve o conhecimento de forma diferente.

Tratando-se de educação algo precisa ser feito para se ter um ensino com qualidade na organização escolar. Existe a necessidade de analisar as necessidades dos alunos e também dos professores, para temos um ensino exato e sem falhas, os professores precisam ser qualificados e atender todas as expectativas dentro e fora da sala de aula, para garantir a formação de cidadãos do bem, e que usem o que aprenderam na sua vida.

Passo 3 Projeto de Ensino e Aprendizagem

Nome do Projeto: Planeta Água. Publico Alvo: Pré Escola / 4 a 5 anos

Justificativa: Fazer com que as crianças tenham consciência da escassez da água e diminuir o desperdício e passar seus conhecimentos para outras pessoas.

Fundamentação Teórica: De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) Se não acabarmos com desperdício de água enfrentaremos sério problemas com a falta de água em 2030.

Cronograma: O projeto será desenvolvido em uma semana, cada atividade dura em torno de 50 minutos.

Desenvolvimento:

• Passo 1: Assistir um desenho (https://www.youtube.com/watch?v=hLFAbbcYePw )

• Passo 2: Uma explicação de como reduzir o consumo de água.

• Passo 3: As crianças pintarão desenhos que mostram o planeta sem água.

O que será desenvolvido: As crianças aprenderão como reduzir o consumo de água e a transmitiram seus conhecimentos para os adultos.

A partir de que ações: Quando forem escovar os dentes manter a torneira fechada, reaproveitar a água de lavar roupa para lavar o quintal.

O que será feito inicialmente e posteriormente: a Principio temos que mexer com a imaginação da criança e fazê-la pensar em cada situação para economizar água e posteriormente a criança passará seus conhecimentos para os familiares.

Quais as leituras; Mostraremos um vídeo.

Material: Cartolina para os cartazes, guache, canetinha, cola, lápis de cor, sulfite, tesoura.

Etapa 2 Espaço de Aprendizagem Infantil

Observamos durante dois dias crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, que estão na fase da educação infantil pré-escola. Com o objetivo de fazer uma análise com maior segurança, escolhemos duas salas desta instituição de ensino.

Percebemos que as crianças que se encontram nesta faixa etária, tem maior facilidade para aprendizagem, quando as atividades propostas em sala de aula são desenvolvidas através de desenhos, jogos, teatro, brincadeiras, ou seja, quando o tema é apresentado de forma descontraída, de forma lúdica.

A sala onde o professor aplica as atividades desta forma os instiga, eles ficam curiosos, o que os auxilia, não só nesta atividade, mas desperta no aluno sua capacidade de criatividade, autonomia e a curiosidade, algo de extrema importância na educação.

Já o professor que trabalha o tema de forma convencional, de forma rígida é possível perceber que os alunos estão desmotivados. Assim as crianças perdem sua espontaneidade o que dificulta sua aprendizagem. Deste modo, identificamos que a sala de aula onde as atividades são ministradas de forma lúdica, as crianças desenvolvem não só o conhecimento, mas sim o convívio e a interação com os demais alunos.

Este trabalho é gratificante, principalmente para o professor que consegue manter seus alunos focados na atividade proposta, sem grandes distrações, diferente da outra sala de aula onde a atividade se torna cansativa e maçante.

Em sala de aula me deparei com uma professora que interage com seus alunos e dá uma atenção especial àqueles que possuem mais dificuldades no aprendizado. Ela trabalhou o tema escassez da água através de um desenho e em seguida teatro de fantoches, o que prendeu a atenção dos mesmos. Portanto, esta professora utiliza como recurso didático brinquedos e brincadeiras o que facilita a aprendizagem de seus alunos.

Concluímos que as crianças que estão na sala onde a professora trabalhou o assunto de forma lúdica, estão mais desenvolvidas do que as crianças da outra sala, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito do desenvolvimento pessoal.

Etapa 3 Proposta de Atividade

Abordaremos o tema escassez da água e como evitar seu desperdício, para crianças na fase da Educação Infantil, crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, este tema está na área do conhecimento de educação ambiental.

Esta atividade tem como objetivo desenvolver a consciência das crianças para a preservação e economia de água, sabendo sobre sua importância para o planeta e para a nossa saúde.

Para trabalharmos o tema proposto, vamos reunir as crianças e apresentar o vídeo Turma da Mônica – Economizar Água de duração de 2 minutos, em seguida vamos explicar para os alunos por qual motivo devemos economizar água e qual as formas de se economizar.

Em seguida, vamos dividir a turma em grupos com até 4 crianças, onde deverão desenvolver um desenho que represente uma das formas de economizar água.

Como atividade a ser desenvolvida em casa, as crianças deverão solicitar aos seus pais, avós, tios e vizinhos recorte de imagens onde fique claro as várias formas de se economizar água.

Já em sala de aula, reuniremos os mesmos grupos e desenvolveremos a colagem desses recortes, em seguida os mesmos serão fixados em sala de aula.

Depois de concluído este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com