TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade lingüística típica do Brasil

Ensaio: Diversidade lingüística típica do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  Ensaio  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Quanto ao uso da norma culta, de acordo com o conteúdo referencial da unidade, podemos afirmar que:

a) deve ser usada em qualquer situação formal de comunicação, sendo a mais aceitável nesses contextos.

b) é utilizada somente na escola, não apresentando grande relevância nos demais contextos sociais.

c) prevalece frente às demais, pois é considerada a maneira correta em todas as situações comunicativas.

d) está restrita a determinados grupos de profissionais, que tiveram acesso a uma boa escolarização.

e) seu uso é predominante em algumas regiões do país, sendo pouco presente em outras, em que o acesso à comunicação é mais difícil.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

"Ali, por entre a folhagem, distinguiam-se as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar na sombra dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha, ferida pela luz do sol. Era uma onça enorme; de garras apoiadas sobre um grosso ramo de árvore, e pós suspensos no galho superior, encolhia o corpo, preparando o salto gigantesco."

No trecho anterior, extraído do romance O guarani, de José de Alencar, destaca-se um o estilo descritivo da literatura nacionalista do século XIX. José de Alencar desenvolveu uma literatura nacionalista, valendo-se de um vocabulário e sintaxe típicos do Brasil.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-de-alencar.jhtm

No trecho reproduzido, no que se refere à variedade linguística, é correto afirmar que:

a) Embora o texto retrate elementos presentes num cenário típico do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade culta, pois tanto a terminologia como a construção vale-se do cumprimento das regras previstas na gramática normativa.

b) Embora o texto retrate uma paisagem, a principal ação, ou seja, a caçada, é mostrada em linguagem conotativa, com o consequente predomínio da norma de grupos profissionais, sem, no entanto, deixar de lado a norma padrão.

c) Visto que o texto descreve uma paisagem do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade situacional, considerando que os termos utilizados são conhecidos e compartilhados apenas por grupos que conhecem a realidade e a terminologia empregada.

d) O texto resgata elementos naturais constitutivos de um cenário do interior do Brasil, sendo que a principal norma que o constitui é a variedade coloquial, pois, ao falar da onça, o narrador passa a descrever o comportamento do animal de modo poético, afastando-se desse modo da rigidez das regras previstas na gramática normativa.

e) O texto retrata uma paisagem do interior do Brasil e, portanto, a principal norma que o constitui é a variedade de espaço físico, pois a terminologia e a construção apresentam elementos típicos do falar regional.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

"U, hum. Agora ter que aguentar esse bebo belzebu. O que é que ele me dá? Bolacha na desmancha. Porradela na canela. Eu era mais feliz antes. Quando o avião estrangeiro chegava e a gente rodava no aeroporto. (...) Casar tinha futuro, mesmo sabendo de umas que quebravam a cara. O gringo era covarde, levava para ser escrava. Mas valia. "

(FREIRE, Marcelino. Vaniclécia . In: Contos Negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005, p.41)

Tendo em vista o fragmento do texto de Marcelino Freire, que é um escritor de ficção e dá voz a personagens que representam pessoas de classes sociais mais pobres, é possível afirmar que as escolhas linguísticas do autor:

a) são pertinentes, pois revelam uma forma de falar coerente com sua classe social e provavelmente seu pouco acesso à educação formal.

b) revelam o quanto o autor Marcelino Freire sofreu em sua obra influência do autor Machado de Assis, notório por suas escolhas linguísticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com