TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Historia do Brasil e Parana

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

1. Escreva sobre os povos indígenas que ocupavam o Paraná antes da chegada dos colonizadores portugueses e espanhóis.

Os índios paranaenses estavam divididos em mais de 50 grupos, havendo duas grandes nações, os Tupi- Guarani ( Carijós, Tupiniquim, Tinguis entre outros) e Jê ( Kaingangues, Botocudos, entre outros).

Com os Tupis-Guaranis os portugueses tiveram mais contatos pois estavam num estagio cultural mais avançado, eram seminômades. Conseguiam desenvolver algumas técnicas agrícolas mais adiantadas, cultivavam milho, batata-doce e abobora, colhiam frutos e raízes, pescavam e caçavam, teciam e fabricavam vasos de cerâmica.

Já os grupos Jê eram mois hostis, não gostavam de fazer contato com o homem branco e praticavam antropofagia, acreditando que assim iriam incorporar as qualidades das vitimas.

2. Quais riquezas sustentaram a economia paranaense desde o momento de sua colonização?

Primeiramente vieram em busca do ouro e da prata mas com a crise do ouro as riquezas que sustentaram a economia paranaense foi a criação de gado ( pecuária), a erva-mate, a madeira e por fim o café .

3. Qual foi o papel desempenhado pelos jesuítas durante o processo de colonização do Paraná?

Os jesuítas colaboraram muito com a formação brasileira, vieram ao Brasil com intuito de catequizar os índios trazendo-os para a civilização, foram eles que muitas vezes evitaram guerras entre brancos e índios. Os jesuítas ensinaram os índios a tomar água limpa, se vestir, a ler, e conhecer seus direitos e deveres.

4. Analise o processo de povoamento do litoral paranaense e registre suas impressões.

Os europeus tinham conhecimento do litoral paranaense desde 1500, mas a ocupação efetiva só ocorreu quando foi descoberto ouro nos ribeirões da baia de Paranaguá, no inicio do século XVII. Paranaguá foi o primeiro lugar a ser povoado, pois lá havia possibilidades de gerar riquezas com o garimpo de ouro. Antonina se deu pela presença de faiscadores de ouro na região, sua fundação se deu no século XVII com a construção da capela de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa e em 1797 tornou-se vila. Morretes foi fundada pelo ouvidor Rafael Pires Pardinho, em 1721, em 1769 foi erguido a capela Nossa Senhora do Porto, e em 1841foi desmembrada de Antonina tornando município. Guaratuba foi fundada em 1656 por Gabriel de Lara, mas somente depois de um século ela foi inserida na politica de defesa do litoral sul do Brasil pelo governador da Capitania de São Paulo D.Luiz A. de Souza e o tenente Coronel Afonso Botelho foi responsável por construir fortes para a defesa do litoral. Curitiba já era habitada por índios Guarani que exploravam os pinheirais da região, mantendo relações sociais e comerciais com os europeus, os primeiros moradores do planalto de Curitiba eram procedentes de Itu, Sorocaba e São Vicente, inicialmente buscavam índios para escravizar e depois pepitas de ouro.

Com exploração do ouro surgiu vários garimpos com homens de diversas classes sociais em busca de enriquecimento. Em 1668 Gabriel de Lara, capitão-mor de Paranaguá, mondou erguer o pelourinho na praça central atual praça Tiradentes, essa região já era habitada por autoridades como: Mateus Martins Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, bandeirantes que permaneceram no Planalto de Curitiba.

Em 1693 as autoridades foram oficialmente eleitas devido o grande numero de moradores do povoado, nascia a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, sob direção de Mateus Martins Leme, depois deste ato oficial instalou-se a câmara municipal, iniciando o processo de escolha de eleitores e a eleição dos membros da câmara como escrivão, vereadores, procurador e juízes ordinários.

UNIDADE 4

DA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889) AO SÉCULO XX

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Por que o Paraná lutou para desvincular-se do estado de São Paulo durante o período monárquico brasileiro?

O Paraná lutou para desvincular do estado de São Paulo para possuir autonomia politica, pois até então todas as decisões importantes para o povo do Paraná eram tomadas em São Paulo. Os Paranaenses estavam insatisfeito com essa situação pelos seguintes fatores: isolamento, grande distância de São Paulo e estradas ruins, impostos altos e pouco benefícios para o Paraná.

2. Como a Companhia de Terras do Norte do Paraná (CNTP) participou do processo de colonização paranaense?

O processo de colonização do norte do Paraná estava inserido em um contexto de politica nacional integrada aos interesses da economia internacional. Uma das empresas de grande destaque foi a Companhia de Terras do Norte do Paraná(CNTP), que adquiriu áreas que atingiam a margem esquerda do Rio Tibagi em direção ao oeste, estas terras eram baratas em relação ao restante do Estado, por serem longe de Curitiba e sem nenhuma via de transporte.

A CNTP vendeu 400 mil hectares divididos em lotes que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com