TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Lingua Portuguesa

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.607 Palavras (27 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA II – 80h

UNIDADE 1

O HOMEM E A LINGUAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos a seguir e escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.

TEXTO A

TEXTO B

LINGUAGEM NÃO VERBAL LINGUAGEM MISTA

Esse texto expressa o sentimento de muitos brasileiros de observar que carrega o país nas costas e que isso faz com que a pessoa sinta um fardo pesado sobre o seu ombro e está cansado de arcar com a má administração dos recursos públicos. Tanto a imagem, quanto o texto deixa claro o objetivo, de que alguém está orando por alguém.

TEXTO C

TEXTO D

LINGUAGEM NÃO VERBAL LINGUAGEM MISTA

Esse texto expresso o sentimento de termos que votar obrigação e, muitas vezes, sem direito de escolha, pois em diversas situações somos induzidos ao voto. O texto verbal apresentado acima é complementado pela imagem, pois quando a professora explora a questão ética fica claro na imagem e na fala que essa não existe e foi descartada. Esse sentimento é observado nas escolas; boa parte dos alunos não valorizam os materiais e os consideram descartáveis e não compreende que a falta de cuidado e o uso sem controle faz com que um recurso possa a vir a acabar.

2. Agora é sua vez! Crie duas mensagens cujo conteúdo seja a preservação da natureza. Na primeira, você utilizará o código misto, ou seja, verbal e não verbal; na segunda, apenas o código verbal.

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplifique como esse processo se concretiza, utilizando UM exemplo ocorrido em nosso cotidiano ou na vida escolar.

Com certeza a linguagem é um poderoso mecanismo de manipulação e conservação de ideologias, porém, muitas vezes nos deixamos manipular ou construímos ideologias equivocadas. Sabemos que o nosso país está passando por um momento de recessão e as mídias sociais nos levam a criar visões equivocadas, muitas postagem, sobretudo, no facebook não são legitimas e nos induzem ao erro.

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991)? Descreva-as com as suas palavras.

A primeira concepção vê a linguagem como expressão daquilo que as pessoas pensam, porém essa concepção pode nos levar ao conceito de “quem não consegue se expressar através da linguagem, sobretudo a escrita, não pensa”; porém isso é um equívoco, pois todas as pessoas são pensantes, mas não dominar o código, não quer dizer que elas não ativem as funções cerebrais.

A outra concepção tem a linguagem como instrumento de comunicação, assim o locutor tem a língua como um conjunto de signos que são organizados para que este possa transmitir uma mensagem, porém durante a aprendizagem da língua encontramos atividades que não levam em consideração esse conjunto de signos, e sim, atividades automáticas, como os exercícios gramaticais.

A última concepção tem a linguagem como mecanismo de interação. Desta forma as pessoas constroem a língua através interação com o outro, assim, só é possível atingir algum resultado se as pessoas colocarem em uso a língua, caso contrário ela não se efetivará.

5. Observe as duas imagens a seguir e assinale o que for correto quanto à intertextualidade:

IMAGEM 1 IMAGEM 2

Fonte: https://www.google.com.br/

Fonte: http://www.fotosearch.com.br/CSP826/k8265141/

A. A Imagem 1, inserida no Google, para comemorar as Olimpíadas de Londres/2012, estabelece intertextualidade com a Imagem 2, ao homenagear a competição do esporte hóquei no gelo. A cada dia da Olimpíada, o Google expõe uma imagem de diferentes esportes, praticando este mesmo jogo de relação entre duas imagens (ou textos).

B. Intertextualidade define-se como a relação estabelecida entre o texto produzido e os outros textos já existentes, de forma que a Imagem 1 serviu de base à construção da Imagem 2.

C. Uma das definições de intertextualidade que o dicionário de Língua Portuguesa apresenta é: “a relação entre o texto produzido e os outros textos anteriores, de que resulta a elaboração de um novo texto literário”. Podemos, portanto, afirmar que a Imagem 2 (fotografia) serviu de base para a Imagem um (ilustração), ambas de cunho artístico.

D. O fato de o Google sempre, na página inicial, estabelecer esta relação de intertextualidade faz com que, sempre que o acessemos, lembremo-nos ou aprendemos qual a data comemorativa ou a pessoa que se quer homenagear naquele exato dia.

(___) Somente alternativa a está correta;

(___) A, B e D estão corretas;

( X ) Todas estão corretas, exceto a alternativa B;

(___) Apenas a alternativa B está correta;

(___) Todas as alternativas estão corretas.

6. Sobre o texto: “Linguagem e participação social”, destaque aspectos que tenham lhe chamado a atenção, em seguida elabore 5 perguntas que comecem com: Por que... Como... E se..., referentes a tais aspectos.

Como fazer com que os alunos se apropriem do código e das tipologias textuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (601.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com