TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Por:   •  29/8/2018  •  Artigo  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

POLO MONTES CLAROS/UNINTER

Resumo

O presente artigo se trata de Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), onde amparados pela Lei de Diretrizes da Base Educação Nacional de (LDBEN), serão garantidos Educação Especial e Inclusão para todo e qualquer portador de alguma necessidade educacional especializada. Onde é dever da escola acolher qualquer criança com necessidades físicas, intelectuais, sociais, emocionais e promover inclusão para todos eles levando até o ambiente escolar a família e a comunidade para que todos possam contribuir na integração do individuo a sociedade, apoiando e aceitando a diversidade, entendendo que a criança que tem o TDAH é capaz como as demais crianças.

Palavras-chave: TDAH. Diagnóstico. Proposta da escola inclusiva.

Introdução

Se tratando do sistema educacional e de um país onde se fala muito em educação inclusiva, diversidades culturais, sociais e multiplicidades, ainda há muita luta para que não haja preconceito sobre essas diferenças, pois muitos dos seres humanos não aceita que a diversidade pode contribuir no dia a dia.

De acordo com a Constituição Federal (1988), a educação é um direto de todos e dever do estado e da família, onde é garantido o atendimento especializado aos portadores de necessidades especiais, e que estes sejam incluídos na rede de ensino regular para que não se sinta excluídos dos demais alunos.

A escola como um todo tem um papel importante na luta pela igualdade, pois ela tem que se adaptar conforme a necessidade da sociedade, e não ignorar as transformações que vem acontecendo ao longo dos tempos, o papel da educação é proporcionar o desenvolvimento físico, moral e intelectual do ser humano, para que tenha a possibilidade de integração a sociedade. “As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras [...]” (BRASIL, 1994).

1. Definindo o TDAH

Através de pequenas pesquisas e entrevistas realizadas com professores e pais de alunos, foi possível observar uma das muitas necessidades especiais que dificulta a convivência do ser humano na sociedade, como o transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH), onde o portador tem uma grande dificuldade em concentração e comportamento. O TDAH é composto por Déficit de Atenção e Hiperatividade, mas não quer dizer que todos os sintomas se manifestam juntos, mas todos mesmos que separados representam prejuízos ao portador, pode ser que manifeste apenas o déficit de atenção ou apenas a hiperatividade.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH é um transtorno Neurobiológico que tem início na infância e é sempre descoberto pela escola, e se não tiver um diagnostico e um acompanhamento adequado, pode acompanhar o ser humano ao longo da vida.

Na infância, as características são detectadas principalmente na pré-escola, onde a criança apresenta um excesso de agitação e impulsividade, perturbando o ambiente escolar, e dificultando o relacionamento entre os demais colegas, apresenta também uma desatenção sobre as atividades aplicadas em sala de aula e sobre as tarefas a serem realizadas em casa, onde qualquer coisa diferente em seu ambiente tira sua atenção, prejudicando seu desempenho escolar. Silva (2003) afirma que “ter TDAH não significa que a criança é mal educada ou imatura [...].

Na adolescência, há menos hiperatividade, o portador fica menos agitado do que quando criança, mas ainda continua com outros sintomas como a desorganização, imaturidade emocional, não mantem atenção na leitura, na concentração e não controla seus impulsos, comprometendo sua autoestima, muitos deles acabam entrando no mundo abusivo de álcool e drogas. Por isso que deve ser diagnosticado, acompanhado e tratado o quanto antes.

Ter TDAH significa ter sempre que se desculpar por ter quebrado algo, mexido em algo que não deveria, por fazer comentários fora de hora, por não ter sido suficientemente organizado, por esquecer as coisas, por perder objetos importantes, por furar a fila. Significa estar sempre nervoso pela a nota, ter que abrir mão o tempo todo de lazer para concluir tarefas escolares (nada consegue ser terminado no tempo previamente planejado, que chateação!) e dizer coisas dos quais se arrepende. MATTOS (2005, p.67- 60).

O aluno que tem o TDAH tem seu lado positivo, que deve ser observado e estimulado da melhor forma possível, pois é muito criativo, inventa situações inesperadas e inusitadas, muito esperto e muito se desenvolve bem na arte e no esporte. SILVA (2003, p.64) afirma que “é importante que os pais e/ou educadores e professores sejam compreensivos e aprendam a enxergar o lado divertido dessas características [...]”.

2. Diagnóstico do TDAH

O individuo que tem o Déficit de atenção não consegue concentrar nas atividades e está sempre disperso, e com a Hiperatividade ele apresenta dificuldades em comportar-se em pelo ou menos em três ambientes diferentes, como na escola, em casa e na sociedade, para chegar a um diagnostico é necessário que tenha uma equipe multidisciplinar acompanhando como psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, pedagogos e neurologistas, conseguem ter um diagnostico preciso e um tratamento adequado.

O conhecimento sobre TDAH, é o passo inicial para ajudar a criança em seu processo educacional. Quanto mais informado o professor estiver a respeito do TDAH, suas implicações e formas de manejo, maior a chance de a criança conseguir um bom desempenho (BENCZIK, 2000, p. 49).

O TDAH não se trata de uma doença e sim de um transtorno, ela não tem cura apenas tratamento, para que não continue a desenvolver. Esse tratamento é realizado através de medicamento, tratamentos psicológicos e alternativos, como tratamentos de terapias com artes e terapias com pais.

3. PROPOSTA DA ESCOLA INCLUSIVA

Geralmente os alunos que possuem TDAH, tem dificuldades de aprendizagem, pois o TDAH pode estar associado a outros transtornos como a dislexia e a disgrafia, que dificulta a aprendizagem. Esses alunos devem ter acompanhamento pedagógico com atividades diferenciadas.

A proposta da escola inclusiva é incluir o aluno com TDAH e sua família ao ambiente escolar e ao convívio da sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com