TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AVANÇOS E DESAFIOS

Por:   •  10/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO INTEGRADOR 1

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 40ª Reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

O presente livro Pedagogia da Autonomia do professor Dr. Paulo Freire é constituído por três capítulos principais: 1º Não há docência sem discência; 2º Ensinar não é transferir conhecimento; 3º Ensinar é uma especificidade humana. Nessa obra ele nos oferece propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação, nos explica o trabalho do professor, como ele deve se comportar, etc.

Das ideias levantadas por Freire, destaca-se a busca de promover a autonomia de ser e de saber do educando, valorizando e respeitando o seu conhecimento prévio, sua curiosidade, inquietude e linguagem, visto ser o aluno um sujeito social e histórico em construção.

Com certeza uma leitura obrigatória quando o assunto é educação de jovens e Adultos e me ajudará muito na construção do meu artigo.

BARCELOS, Valdo. Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos. 4ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2010.

O livro “Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos” escrito por Valdo Barcelos, é o resultado de 5 anos de trabalho do autor com jovens e adultos, e traz como tema principal da obra a reflexão sobre o ser professor (a) na Educação de Jovens e Adultos, em particular a Alfabetização. A obra é composta por vários relatos de estudantes da EJA e muita citação e reflexões de outros autores, que nos faz perceber como é grande a responsabilidade de ser educador, principalmente de jovens e adultos, e nos permite levantar questões sérias e procurar as alternativas para sanar os problemas relacionados a essa modalidade de ensino. É um livro curto, mas enriquecedor, com certeza será muito útil para a elaboração do artigo.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. 2ª Edição. Curitiba: Ibpex, 2011.

O livro analisado, Educação de Jovens e Adultos, da autora Maria Antônia de Souza, têm como tema central a trajetória da EJA (Educação de jovens e adultos). Esse livro levanta muitas questões em torno da educação brasileira e dessa modalidade de ensino em particular. Questões sobre dificuldades a tempos enfrentadas na educação de jovens e adultos, mas ainda atuais, como problemas socioeconômicos, políticos, entre outros. A obra apresenta leis e diretrizes e traz muita reflexão sobre em torno da EJA, o que já se alcançou e o que precisa ainda ser alcançado.

O livro é de fácil leitura e embora aborde temas extremamente importantes, é de fácil compreensão. A obra é muito completa e traz muito embasamento teórico para a construção do artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com