TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ESTA ÁREA

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR EM PEDAGÓGIA[pic 2]

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL

        TÍTULO : EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ESTA ÁREA

ACADÊMICOS

RA

ANA MARIA BARROS DA SILVA

MARIA RODRIGUES DOS SANTOS

MIRANÉIA TAVARES DOS SANTOS

NEIDNALVA TAVARES DOS SANTOS

ROSÂNGELA TAVARES DOS SANTOS

240.154

240.162

240.159

240.158

240.160

Itacarambi – MG

 Julho de 2013


Bibliografia

Justificativa

MORAES,ZILMA RAMOS DE OLIVEIRA. Educação Infantil,Fundamentos e Métodos

No capítulo X deste livro a autora sintetiza sobre a brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Segundo Zilma De Moraes, o campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas de desenvolvimento proximal”, nos termos de vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação, ou seja, modos pessoais historicamente construídos de pensar, sentir, memorizar, mover-se, gesticular-se etc.

Bibliografia

Justificativa

PAHINS,VALDECI ANTONIO DORNELES. Recreação, Arte Mágica e a Música, como Instrumentos Pedagógicos.

O autor e amigo Lilo foi mais uma vez arrojado, pois não é todo dia que se encontram por ai propostas inovadoras de reintegrar o ser humano em sua totalidade. Seu trabalho deixa claro a diferença de trabalhar o indivíduo  - aquele que não se divide- e a construção e desenvolvimento do ser humano cooperativo e integral.

Este livro oferece uma oportunidade ímpar de inserir o leitor no processo educacional. Possui um formato diferenciado, fazendo da recreação, da arte mágica e da música um instrumento pedagógico. Ele nos conduz ao nosso tempo de criança. Vemos através dele o quanto está em nossas mãos, como professores, a construção do conhecimento para a vida dos nossos alunos, com diversão, alegria e prazer, brincadeiras, risos, emoções e sentimentos, recordando e oferecendo prazer em ensinar e a aprender com alegrias.

Bibliografia

Justificativa

PELUSO,ANTONIA CRISTINA DE AZEVEDO. Brinquedoteca, no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares.

Este livro, apresentado por Cristina Peluso, vem mostrar uma nova faceta desse espaço: o uso desse lugar para diagnóstico das dificuldades de aprendizagem em seus aspéctos intelectuais e emocionais.

Cristina nos aponta procedimentos de intervenção por meio do atendimento com estagiários em Psicologia Escolar, adotando uma abordagem ecológica-que inclui a criança, a família e a escola-que tem se mostrado eficiente ante as dificuldades apresentadas no âmbito dos comportamentos sociais e emocionais.

Ela espera que os assuntos aqui apresentados e discutidos possam trazer significativas contribuições, sobretudo, no que se refere ao papel do educador-brinquedista, ocupação que requer uma formação específica, do significado do lúdico na vida do ser humano, para que possa promover atividades que facilitem a transferência da aprendizagem proporcionada por intermédio do brincar no espaço da brinquedoteca para a situação da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com