TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO ESPECIAL

INCLUSÃO SOCIAL

Flávia Monteiro Harder RA: 2034978243

Isabel Cristina Tomaz dos Santos RA: 2001761760

Lia Raquel da Silveira Nunes RA: 0901345586

Milena Cezarino de Oliveira RA: 2018812348

Vanusa Gaiz RA: 2001781033

PIRACICABA 2013

SUMÁRIO

Introdução ....................................................................................................... 01

  1. Objetivos da educação especial .................................................................02
  2. Conceitos de integração ............................................................................ 02, 03
  3. Processo de inclusão social ...................................................................... 03, 04
  1. O que é inclusão? ............................................................................... 04, 05
  1. Principais características de uma escola inclusa ..................................... 05
  2. Caracterização de pessoas com necessidades especiais............................ 05
  3. Formação de professores .......................................................................... 06, 07

Considerações finais ....................................................................................... 08

Referencias bibliográficas .............................................................................. 09


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como escopo, a inclusão educacional. Nesse âmbito, temos que contar com o contexto cultural, financeiro ou físico para atender a todos os alunos que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizado. Esse é um processo que deve ser construído, dia após dia com a participação de todos os membros da sociedade.

        

  1. OBEJTIVOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O objetivo geral da Educação Especial é dar assistência às crianças excepcionais, preparando-as para a vida.

“A criança deficiente” é a criança que se desvia da média ou da criança normal em: características mentais; aptidões sensoriais; características neuromusculares e corporais; comportamento emocional e social; aptidões de comunicação e múltiplas deficiências; até ao ponto de justificar e que requerer modificação das práticas educacionais ou a criação de serviços de educação especial no sentido de desenvolver ao máximo as suas capacidades.

  1. CONCEITOS DE INTEGRAÇÃO

O processo de integração das pessoas com necessidades especiais vem sendo ao longo dos séculos. Durante o século XVII a fala de Locke despontou uma grande esperança de educação:

“a experiência é o fundamento de todo saber”.

Ele queria dizer que a criança deve ser estimulada desde a tenra idade a vivenciar as mais diversas situações no seu dia a dia.

As primeiras escolas de educação especial foram voltadas para os deficientes sensoriais, porque na época eram mais comuns cegos e surdos ilustres. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) a integração é uma das mais importantes consequências do princípio de normalização. De acordo com Sassaki (1997 p. 30-31)

"A ideia de integração surgiu para derrubar a prática de exclusão social a que foram submetidas as pessoas deficientes por vários séculos. A exclusão ocorria em seu sentido total, ou seja, as pessoas portadoras de deficiências eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente elas eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estas atribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência."

O processo de integração pode ser definido também como: Integração Temporal, Integração Instrucional e Integração Social. Vejamos no quadro a seguir o que cada integração representa:

Integração Temporal

Esta situação consiste na preparação da criança e do ambiente, ou seja, da classe, da escola, da administração para receber o aluno.

Integração Instrucional

São as condições favoráveis da sala regular que facilita no processo de ensino aprendizagem.

Integração Social

Refere-se ao relacionamento entre a criança PNE e seus companheiros não PNE dentro do grupo.

Podemos dizer então que a integração significa a inserção da pessoa PNE preparada para conviver na sociedade devendo se adaptar ao meio, onde a escola oculta o seu fracasso isolando os alunos e integrando somente os que não constituem um desafio à sua competência.

  1. PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL

O processo de inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais aconteceu em 1990 em uma Conferencia Mundial sobre Educação para Todos. Nessa conferência garantiam e democratização da educação independente das particularidades dos alunos, foi ai então que o movimento inclusivo tomou força e começou a revigorar.

De acordo com Sassaki (1997, p. 41) a inclusão social pode ser conceituada como:

"o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. A inclusão social constitui, então, um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos."

A inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade que por pequenas ou grandes transformações, sendo em ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas inclusive o PNE.

A inclusão oferece aos necessitados a oportunidade de acesso a bens e serviços dentro de um sistema onde nossa cultura tem uma experiência ainda pequena. Para isso é sempre bom lembrar que para os olhos dos portadores de necessidades especiais também somos diferentes e que essas diferenças se fazem iguais quando colocadas em um grupo que as aceitem e as considerem, pois todos tem oportunidade diante da vida sabendo a respeitar seus valores morais e ao respeito do próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (356.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com