TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO SOCIAL ESCOLAR

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROMINAS

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

INCLUSÃO SOCIAL ESCOLAR

Todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino.

BELO HORIZONTE– MG

2018

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROMINAS

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

INCLUSÃO SOCIAL ESCOLAR

Todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino.

Projeto integrador Tecnologia do Saber apresentado ao Curso Superior de Licenciatura em Educação Especial do Instituto Prominas, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Licenciatura em Educação Especial.

BELO HORIZONTE-MG

2018

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 Área que aplicará o projeto.

Licenciatura em Educação Especial.

1.2 Título

Inclusão Social Escolar/Todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino.

1.3 Nome do seu idealizador:

2. SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA:

Trabalhando com a inclusão social escolar neste projeto integrador percebe a necessidade de trabalhar com a capacidade de reconhecer o outro com suas necessidades. A motivação para este Projeto é apresentar a importância da educação inclusiva acolher todos, sem exceção. A escola é o reflexo da vida em sociedade, para ter a inclusão social é preciso ter um projeto pedagógico de ensino. Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados precisa de uma equipe inclusiva para ter uma interação em todo espaço escolar. Hoje através da inclusão as escolas de ensino regular estão recebendo crianças com deficiências físicas ou mentais, para esta inclusão. Para esta inclusão acontecer é necessários ter profissionais preparados, ter planos pedagógicos para trabalhar cada deficiência, com cada aluno para que não tenha bullying com estes alunos que eles sintam acolhidos neste ambiente.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Diante da importância da inclusão social escolar, tem como objetivo ajudar na interação social e diminuir com as diferenças. A inclusão possibilita diminuir a resistência pela deficiência (diferença), pela classe social ou pela cor, educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar e dar estas crianças uma melhor qualidade de vida.

3.2 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos deste Projeto são:

a) Identificar os conceitos pedagógicos

b) Investigar as metodologias aplicadas com estes alunos.

c) Incentivar o uso das tecnologias e espaço escolar para alcançar o maior êxito com as atividades propostas.

d) Estimular cada vez o aluno a sua independência e a igualdade.

4. ABRANGÊNCIA E CONTEXTO

O projeto de implantação Inclusão Social Escolar/Todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino ajudar na interação social e diminuir com as diferenças, este projeto foi desenvolvido e realizado na escola “Escola Estadual Dr. José do Patrocínio da Silva Pontes”, conforme autorização da diretora Elisene Alves Vital Borges, no turno vespertino. A implantação deste projeto contribui com a importância da educação inclusiva acolher todos, sem exceção, Identificar os conceitos pedagógicos. Estimular cada vez o aluno a sua independência e a igualdade. O projeto realizado na Escola Estadual Dr. José do Patrocínio da Silva Pontes, situada na Rua dos Cruzeirenses, 15 na cidade de Belo Horizonte/MG. A Instituição é da rede pública, do ensino regular. Funciona nos turnos matutinos e vespertinos, composta por 26 salas, conta com 101 funcionários e atende aproximadamente 1056 nos anos iniciais de 1º ao 5º ano, sendo 14 com necessidades especiais (TDH, autista, síndrome de dawn).

5. PLANO DE AÇÃO, CRONOGRAMA E DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES

Elaborar um plano de ação é uma forma de elaboração e de execução, através um estudo sobre as atividades a ser desenvolvida a partir das necessidades de cada para atingir o objetivo do projeto. Na escola o primeiro passo foi realizar uma pesquisa as crianças com necessidades especiais, e definir com quais alunos poderia realizar o plano de ação e implementação do projeto foi na sala do terceiro ano do ensino fundamental onde tem uma aluna com síndrome de dawn. A Letícia é uma menina que tem dificuldades na fala não consegue reconhecer todas as letras do alfabeto, tem dificuldade com a escrita e números, tem traços de agressividade, com professores e colegas. Ela já escreve o seu nome reconhece figuras. Com as professoras dela Núbia (professora do regular) e Valvane (professora de apoio) desenvolvi atividades para trabalhar na só com a Letícia, trabalhar com a sala toda. Comecei o projeto trazendo as particularidades da síndrome, e fazendo questionamento de ser fisicamente e mentalmente. A partir desses questionamentos os alunos tiveram conhecimento da necessidade que a Letícia necessita e levar o questionamento de apesar dela precisar de mais tempo para realizar suas atividades de ter um professor perto dela para auxiliá-la ela é capaz de fazer tudo, tem limitações mais não impede que ela faça todas as aulas proposta pelos seus professores. Foi trabalhada a integração da Letícia com a turma para que ela se sentisse acolhida e não ficasse agressiva trabalhando a rotina do dia a dia escolar, fazendo um quadro colorido com letras grandes, com a ajuda dos colegas Letícia aprende a respeitar sua vez, a dividir dar e receber através de jogos lúdicos (trilhas, jogo da memória), aprender a fazer fila com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com